Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Bruna de Melo Alves - em 23/02/2022

Mestranda:

Bruna de Melo Alves

Título:

UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA UTILIZANDO A MAGICA COMO ELEMENTO MOBILIZADOR

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Fabio Marineli – UFLA

Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA

Prof. Dr. Frederico Augusto Toti – UNIFEI

Data: 23/02/2022

Horário: 9h

Local:

RESUMO: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma atividade didática que busca tornar aulas de física mais engajadas, utilizando uma abordagem de ensino por investigação que parte de truques de mágica junto a alunos do Ensino Médio. Por meio da participação em um “show de mágica”, os alunos vivenciaram oportunidades para levantar hipóteses e testar suas ideias sobre os truques observados. Enquanto pesquisa, o trabalho possui as seguintes questões: o ensino por investigação proposto, a partir da mágica, tem potencialidade para contribuir com a Alfabetização Científica de estudantes? Além disso, a mágica mobilizou os estudantes a se envolverem na busca por explicações dos fenômenos? O referencial teórico é constituído, principalmente, a partir de obras que abordam o Ensino por Investigação e a Alfabetização Científica. A metodologia segue a linha qualitativa e a perspectiva de estudo de caso, analisando o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) junto a alunos de uma escola privada do interior de Minas Gerais, com o objetivo de identificar indícios de AC no desenvolvimento de uma SD que propõe a mágica como elemento de mobilização. Além disso, se a mágica realmente teve papel mobilizador, para os estudantes, na busca de explicações para os fenômenos observados. Foram analisados os indicadores de Alfabetização Científica (SASSERON, 2008) durante o processo de apropriação do conhecimento de temas relacionados ao Eletromagnetismo, analisando as discussões orais, a partir da gravação de aulas e transcrição das falas, e um questionário individual feito pelos alunos ao final do processo. A partir dos resultados, foram evidenciados os indicadores de Alfabetização Científica presentes nas aulas e também a mobilização dos alunos em relação ao uso da mágica para o ensino de física, além das sugestões feitas em relação as possíveis melhorias para a aplicação da Sequência. Com isso, esperamos que a sequência possa servir como referência e inspiração a outros e a outras docentes.

Palavras-Chave: Sequência Didática. Ensino por Investigação. Alfabetização Científica. Ensino de Física. Mágica.

Notícia cadastrada em: 02/02/2022 12:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/03/2024 07:03