Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Zilda de Carvalho Marani Altomare - em 21/02/2022

Mestranda:

Zilda de Carvalho Marani Altomare

Título:

SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Carmem Lúcia Brancaglion Passos – UFSCar

Data: 21/02/2022

Local:

RESUMO: A pesquisa é de cunho qualitativo com intuito de discutir a formação acadêmica do estudante de Licenciatura em Matemática, que tiveram a oportunidade de vivenciar a prática escolar durante sua formação acadêmica inicial no Programa de Residência Pedagógica. Pretende-se responder a seguinte questão: Que sentidos são produzidos por futuros professores de Matemática ao processo de formação docente ao participar do programa de Residência Pedagógica? Os objetivos a serem alcançados são: 1. identificar indícios de experiências marcantes na formação; 2.  identificar, na narrativa dos futuros professores, as práticas desenvolvidas durante o programa que foram marcantes; 3. compreender o processo de desenvolvimento profissional da preceptora 4. Elaborar um produto educacional de acordo com o que foi evidenciado na pesquisa. Para tanto, o trabalho tem como sujeitos de pesquisa nove Licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras, Lavras – MG, participantes do Projeto de Residência Pedagógica. A produção dos dados foi constituída a partir do diário de campo e das narrativas produzidas nas entrevistas narrativas e do grupo de discussão/reflexão. Ao narrarem as suas histórias, os Residentes refletiram sobre as suas experiências e evidenciaram os sentidos que naquele momento atribuíram às suas experiências. Sentidos, produzidos a partir de outros sentidos. Os resultados das análises dos relatos coletados sinalizam que os sentidos atribuídos pelos Residentes apontam para a importância de Programas que tenham o objetivo de propiciar aos Licenciandos o contato com a sala de aula ainda na formação inicial, tal como a Residência Pedagógica. Dessa forma, a participação na RP contribuiu para que os Residentes desenvolvessem processos importantes para a futura profissão docente, tais como, a escrita reflexiva tendo como enfoque a própria prática, a docência compartilhada e a metodologia de projetos de aprendizagem.

Palavras-Chave: Formação de Professores. Residência Pedagógica. Matemática.

Notícia cadastrada em: 02/02/2022 13:19
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/04/2024 08:22