Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Suhelen Sales Souto Souza - em 24/02/2022

Mestranda:

Suhelen Sales Souto Souza

Título:

RELAÇÕES COM O SABER MATEMÁTICO EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTA

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Prof. Dr. Sílvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Danielli Ferreira Silva – IFSULDEMINAS

Data: 24/02/2022

Horário: 16h

Local:

RESUMO: A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo investigar se as (re)significações nas relações que professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais estabelecem com o saber disciplinar mobilizado para se ensinar Matemática, em um processo de formação compartilhada, podem suscitar a Atividade Docente. Temos como questão de investigação: Que relações estabelecidas com o saber matemático na Atividade Docente possibilitam o desenvolvimento profissional docente? Para isso, nos propomos: (1) analisar a relação que as professoras estabelecem com os saberes matemáticos mobilizados ao longo da sua trajetória de formação e profissional e (2) identificar as (re)significações das relações estabelecidas com os saberes matemáticos desenvolvidas na Atividade de Formação. A proposta foi fomentar um curso de extensão com encontros presenciais que ocorreram no período de outubro a dezembro de 2019, no qual as participantes da pesquisa foram professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola da rede privada localizada no interior de Minas Gerais. Este curso foi organizado de forma a problematizar alguns mitos que envolvem a Matemática e o ensino da Matemática, além de propor situações que possibilitassem que as professoras estivessem em Atividade Docente, que propomos como a unidade entre a Atividade de Ensino e a Atividade de Formação, a práxis pedagógica. Os instrumentos de análise utilizados foram os registros orais obtidos por gravadores de voz e os memoriais produzidos pelas professoras, além do diário de campo da pesquisadora. Pautados na perspectiva histórico-cultural, utilizamos para a análise dos dados da pesquisa os núcleos de significação para a apreensão da constituição dos sentidos constituídos pelas participantes, formando os núcleos de significação Relação com os saberes docentes e Atividade de Formação. A partir desses núcleos, buscamos entender como as professoras concebiam a Matemática e propomos discussões para a reflexão de certos mitos em torno da Matemática. Buscamos identificar ainda, a relação com os saberes matemáticos mobilizados pelas professoras na Atividade de Formação, identificando medo, inferioridade, domínio e desafeição, todas relacionadas com vivências que as professoras tiveram quando ainda eram estudantes da educação básica. Na Atividade de Formação, as professoras refletiram sobre suas práticas e na dificuldade que seus alunos podem enfrentar ao estudarem o sistema decimal, caracterizando movimento dialético com a Atividade de Ensino, constituindo assim a Atividade Docente.

Palavras-Chave: Formação docente. Práticas pedagógicas. Desenvolvimento profissional docente. Atividade Docente.

Notícia cadastrada em: 14/02/2022 20:02
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 16/04/2024 10:21