Notícias

Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Ana Clara Dias Bernardino - em 28/02/2022

Mestranda:

Ana Clara Dias Bernardino

 

Título:

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E O SOFTWARE SCRATCH: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

 

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva – UNIFAL

 

Data: 28/02/2022

Horário: 13h 30min

 

Local:

https://meet.google.com/wfr-kjxf-qnc?hs=122&authuser=0

 

RESUMO: Na presente pesquisa buscamos responder à questão de investigação: “Que potencial pedagógico o software Scratch pode apresentar para a Educação Matemática Inclusiva na perspectiva de docentes que participaram de um curso de extensão?”. Temos por objetivo “investigar os saberes produzidos por docentes no contexto do uso do software Scratch como recurso para as aulas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Utilizamos como suporte teórico a teoria histórico-cultural, os fundamentos de defectologia e referências no campo da Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo no contexto prático da pesquisa, cujos dados foram construídos em um Curso de Introdução ao Scratch na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, que ocorreu exclusivamente de forma remota. O público-alvo do curso foi tanto a pesquisadora (prelecionista do curso), quanto docentes que ensinam ou ensinaram Matemática nas escolas públicas de cidades no sul de Minas Gerais, no Ensino Fundamental e Médio. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram gravações (de áudio e imagem) das aulas por videoconferência, registros escritos, registros orais, questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. Foram elencadas duas categorias de análise: (1) Possibilidades de utilização do software Scratch na perspectiva inclusiva; (2) Desafios para a utilização do software Scratch na perspectiva inclusiva. Os dados indicaram percepções de docentes sobre as potencialidades do Scratch para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva e sobre os desafios para a utilização desse software em sala de aula.

 

Palavras-Chave: Programação em blocos Desenvolvimento de jogos. Inclusão.

Notícia cadastrada em: 14/02/2022 20:06
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 23/04/2024 14:48