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Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Conrado Jensen Teixeira - em 28/02/2022

Título:

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA ESSÊNCIA DO OBJETO DA ATIVIDADE DE ENSINO

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa – UFSCar

 

Data: 28/02/2022

Horário: 9h

 

Local:

https://meet.google.com/jag-ebmt-ybm

 

RESUMO: O objeto de investigação nesta pesquisa foi a organização de ensino proposta a partir da UD. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem a seguinte questão como orientadora da investigação: Que implicações a compreensão da essência do objeto da atividade de ensino tem para a organização do ensino de Trigonometria? Para responder esta questão, buscou-se analisar as potencialidades de uma unidade didática para o desenvolvimento da Trigonometria, elaborada utilizando-se a unidade dialética lógico-histórico como metodologia. Para melhor conduzir a evolução da pesquisa, definiu-se os seguintes objetivos específicos: analisar os sentidos pessoais do professor/pesquisador; analisar o movimento do pensamento (empírico ao concreto, do geral ao particular) objetivado na unidade didática; analisar os elementos de mediação produzidos pela cultura humana que podem desencadear o processo de significação e contribuir para o avanço do pensamento teórico em Trigonometria; analisar como as necessidades históricas para o desenvolvimento da Trigonometria contribuíram para a composição das Situações Desencadeadoras de Atividade (SDA), cuja intencionalidade foi mobilizar os nexos conceituais do campo de conceitos da Trigonometria, suscitar a atividade de aprendizagem e criar zonas de desenvolvimento iminente. Como suporte teórico para a investigação, tem-se: a teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski; a Teoria da Atividade de Alexei N. Leontiev; e a teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili Vasilievich Davidov. Os dados foram obtidos por meio da investigação do movimento lógico-histórico do campo de conceitos da Trigonometria, das gravações das atividades de orientação e elaboração do produto educacional e das notas de estudo e reflexões advindas da prática pedagógica. Por sua vez, definiram-se categorias do materialismo histórico-dialético como proposta metodológica para a análise e interpretação dos dados da pesquisa. Da análise, foi possível identificar três momentos de contradição e desenvolvimento do pensamento do professor/pesquisador: a forma abstrata do objeto, a maturação do objeto e sua forma concreta, as quais não representam uma decomposição do pensamento, mas uma unidade dele; e que, em movimento, na unidade, manifestam o pensamento em sua forma final. A pesquisa propiciou entender que a busca pela essência do objeto, na Atividade de Ensino, favorece o desenvolvimento do pensamento do professor, organiza e enriquece sua prática docente, permite entender os pontos de contradição do próprio objeto de ensino, o que favorece o planejamento das SDA. Além disso, torna-se um importante instrumento para suscitar a Atividade de Aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

 

Palavras-Chave:

Situações Desencadeadoras de Atividade. Ensino de Matemática. Trigonometria. Lógico-histórico. Pensamento Teórico.

Notícia cadastrada em: 18/02/2022 14:57
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