Notícias

Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Anderson Samia - em 25/04/2022

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR


Banca Examinadora:
Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Viviane Cristina Almada de Oliveira – UFSJ

 

Data: 25/04/2022
Horário: 8h

 

Local:
https://meet.google.com/ubz-qnkp-iae

 

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática para discentes de um curso de Administração de uma faculdade privada de Ensino Superior do Sul de Minas. Para tanto, trabalhamos com uma turma do 3º período, do curso de Administração, composta por dezoito estudantes. A pesquisa tem caráter qualitativo referenciado pela Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Para constituição dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com a turma, devido à pandemia de COVID-19, esses encontros foram viabilizados a partir de ferramentas tecnológicas como o Google Meet que é uma sala virtual de comunicação por vídeo, o WhatsApp que é um aplicativo de mensagens instantâneas para Smartphones, a plataforma BlackBoard que é uma plataforma interativa com tecnologias educacionais e troca de e-mails. Foi produzido, durante a pesquisa, um produto educacional que tem a finalidade de servir para docentes de matemática e demais interessados que pretendam utilizar a Modelagem Matemática em suas práticas. Para análise dos resultados, inspirada na análise de conteúdo, foram elencadas três categorias: (a) Relação do conhecimento matemático com situações problema; (b) Formação cidadã para tomada de decisão de problemas matemáticos e não matemáticos; (c) Autonomia crítica e desenvolvimento de competências. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, podemos verificar a contribuição que a Modelagem Matemática pode oferecer para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. Defendendo com isso, as potencialidades da Modelagem Matemática para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula à luz da Educação Matemática Crítica.


Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino Superior. Administração.

Notícia cadastrada em: 14/04/2022 08:47
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 25/04/2024 05:36