Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Gabriel Henrique Geraldo Chaves Morais - em 03/06/2022

Título:

NATUREZA DA CIÊNCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUÇÃO COPERNICANA

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique – UFLA

Prof. Dr. Fabio Marineli – UFLA

Prof. Dr. Evandro Fortes Rozentalski - UNIFEI

Data: 03/06/2022

Horário: 14h

Local:

RESUMO: Esta pesquisa envolve a produção e utilização de uma sequência didática para aulas de Física que articula estudos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) e natureza da ciência (NdC). Nesta sequência utiliza-se a história da revolução copernicana (período histórico em que o modelo heliocêntrico torna-se o mais aceito e sobrepõe o modelo geocêntrico) e a obra de Galileu Galilei para a construção e posteriormente a utilização destes textos em divididos quatro atividades. Mediadas pelo professor, estas aulas permitem discutir as diferenças entre estes modelos planetários, abordam a vida e obra de uma das figuras centrais desta revolução científica. O intuito fundamental desta pesquisa consiste em investigar as potencialidades e dificuldades da utilização de história e filosofia da ciência em aulas de Física através da construção de aulas que promovam reflexões sobre como o conhecimento científico é construído, propor uma abordagem diferente sobre a figura do cientista, discutir o processo de construção e desenvolvimento da ciência, além de identificar visões equivocadas dos alunos sobre a natureza da ciência e por fim refletir sobre como a aplicação desta sequência didática pode influenciar nestas visões. Em virtude da pandemia de COVID-19, adaptamos a intervenção didática para ser utilizada de forma remota, transformando os momentos de interação presenciais em reuniões realizadas de forma remota e síncrona por videoconferência. Esta intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de nono ano do ensino fundamental II e um uma turma de primeiro período de licenciatura em Física. As ferramentas de coleta de dados foram: questionários, caderno de anotações do docente, gravação dos encontros online. As análises de dados foram realizadas com base nas respostas dos alunos a questionários semi estruturados. A partir destes dados foram feitas reflexões sobre percepções dos alunos sobre o conhecimento científico, mostrando o quanto estas visões ainda são influenciadas por percepções equivocada. Contudo, algumas ações e planejamentos tornam-se necessárias para a conclusão desta pesquisa. Além do término da análise dos dados, que se encontra em estado avançado, a verificação dos cumprimentos dos objetivos de ensino ainda é uma tarefa pendente, além da escrita dos resultados e discussões de todo este trabalho. Espera-se que ao fim da qualificação, durante o mês de junho seja finalizada a análise prévia dos dados e cumprimento destes objetivos. No mês de julho a conclusão do trabalho será feita com a escrita dos resultados e discussões. É esperado que em agosto este trabalho esteja parcialmente finalizado para que a defesa da dissertação ocorra no mês de setembro. Entretanto, esta pesquisa já ampliou meus horizontes quanto às possibilidades de ensino de ciências em aulas de Física. Analisar a evolução da ciência a partir da história nos permite entender os processos que constituem o desenvolvimento científico e consequentemente entender sobre o que é ciência, mudando a análise enfocada em fórmulas e equações tradicionalmente usadas.

Palavras-Chave: História e Filosofia da Ciência. Natureza da ciência. Revolução copernicana.

Notícia cadastrada em: 03/05/2022 12:40
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 28/03/2024 12:12