Título:
O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Jose Antônio Araújo Andrade – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Regina Celia Grando – UFSC
Data: 31/05/2022
Horário: 16h
Local:
https://meet.google.com/mdp-cygm-nfz
RESUMO: A presente pesquisa visou analisar o desenvolvimento do pensamento teórico por meio das significações produzidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do campo conceitual da Geometria Espacial, com ênfase no conceito de volume, sob a mediação de tecnologias digitais. Os objetivos específicos foram: investigar os sentidos e significados produzidos/negociados com/por estudantes nas SDA de conceitos geométricos a partir de uma perspectiva lógico-histórica; analisar as potencialidades de mediação das tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento teórico. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, em uma escola estadual no Sul de Minas Gerais para responder a seguinte questão orientadora: Que elaborações conceituais os estudantes do Ensino Médio produzem a respeito de conceitos da Geometria Espacial em SDA mediadas por tecnologias digitais? A análise dos dados foi realizada a partir da constituição de núcleos de significação. Através dos sentidos e significados negociados de forma coletiva foi possível obter os seguintes núcleos de significação: produção de sentidos e significados negociados acerca de nexos conceituais formaram o conceito de volume; os estudantes entraram em atividade de estudo mediatizados pelas discussões coletivas.
Palavras-Chave: Lógico-histórico. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Geometria Espacial. Volume. Atividade.