Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Lucélia de Souza Andrade - em 30/06/2022

Título:

AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA

Profa. Dra. Isabel de Sousa Amorim – UEMG

Data: 30/06/2022

Local:

RESUMO: A Modelagem Matemática é uma metodologia de ensino que busca, entre outras perspectivas, relacionar o que é aprendido na sala de aula com o cotidiano de estudantes. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções que docentes atribuem as possibilidades da Modelagem Matemática em seus Campos de Integração Curriculares, e por objetivos específicos a) Compreender a percepção de docentes sobre o que é a Modelagem Matemática. b) Avaliar as principais contribuições que os módulos formativos de um curso sobre Modelagem Matemática poderão oferecer às professoras e aos professores em termos de reconstrução de suas práticas. Nessa perspectiva, busca-se responder à questão de investigação: “Que percepções os docentes atribuem as possibilidades de desenvolver estratégias da Modelagem Matemática com suas turmas?”. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir das transcrições dos diálogos estabelecidos durante os Módulos Formativos do Curso Modelagem Matemática na Educação Integral: desafios e possibilidades, dois questionários, uma nuvem de palavras e as anotações do diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados foi está sendo inspirada na Análise de Conteúdo. Identificamos duas categorias: Reflexões sobre as Perspectivas e Concepções sobre a Modelagem Matemática e Reflexões acerca de assuntos que podem influenciar a Prática Docente. Concluímos que Modelagem Matemática está relacionada com a realidade do aluno, também identificamos que ela pode contribuir para despertar o senso crítico dos e das estudantes e que ela possa estar ligada a temas transversais, salientamos a perspectiva de que os participantes identificaram a Modelagem como uma alternativa possível de ser trabalhada.

Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática. Prática Docente.

Notícia cadastrada em: 20/06/2022 19:36
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 18/04/2024 23:57