Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Cilken Henri Thomaz Andrade - em 08/07/2022

Título:

INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA

Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA

Profa. Dra. Jacqueline Magalhães Alves – UFLA

Prof. Dr. Alessandro Damasio Trani Gomes – UFSJ

Data: 08/07/2022

Local:

meet.google.com/pbt-wkef-vby

RESUMO: Esse projeto de pesquisa emerge em meio ao ensino remoto emergencial devido ao Covid-19. Nesse momento, o governo do estado de Minas Gerais elaborou o Programa de Estudado Tutorado (PET) para os alunos estudarem remotamente. Avaliando o PET como uma proposta tradicional e conteudista, refletimos sobre a possibilidade de desenvolver uma proposta contextualizada e problematizadora, que contribuísse com uma formação mais reflexiva. Assim, foi elaborada uma proposta didática baseada na metodologia de ensino por projetos e desenvolvida com os estudantes de uma escola da rede pública situada no município de Carrancas-MG. A proposta didática teve como objetivo educativo, apropriação de conhecimentos específicos em ciências e o favorecimento de uma Educação Ambiental Crítica. O nosso problema de investigação é verificar se conseguimos promover/propor uma proposta que contemple a Educação Ambiental numa perspectiva crítica. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar as concepções de Educação Ambiental presentes ao longo do desenvolvimento da proposta. Tivemos como guia, o relato de experiência, ilustrado pelas atividades realizadas pelos estudantes e dialogando com as dimensões de análise propostas por Silva (2007), sendo elas a relação ser humano/ambiente; ciência e tecnologia; valores éticos; política e as atividades propostas em si.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Ensino por Projetos. Concepções de Educação Ambiental. Relato de Experiência.

Notícia cadastrada em: 24/06/2022 15:17
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 20/04/2024 07:21