Título:
A TECNOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA EJA: AS PERCEPÇÕES DOCENTES
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Patricia Vasconcelos Almeida – UFLA
Prof. Dr. Fabio Alexandre De Matos – UFSJ
Data: 30/08/2022
Horário: 16h
Local:
meet.google.com/urt-hmwu-dip
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo central analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelos professores de Matemática ao inserir em suas práticas pedagógicas, na Educação de Jovens e Adultos, ferramentas tecnológicas. Buscará responder a seguinte questão de investigação: Na opinião dos professores de Matemática, a inserção de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas pode ou não contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos? Os dados a serem coletados e analisados, serão obtidos a partir da ministração de um minicurso que contará com a participação de docentes que trabalham ou já trabalharam com educação matemática na educação básica, no segmento da EJA. O Material a ser analisado será constituído a partir da aplicação de dois questionários e da transcrição dos encontros a serem realizados durante a ministração do minicurso. Para a análise dos dados será adotada a “Análise de Conteúdo”.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Tecnologia. Educação Matemática.