Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Vanda Vieira Linhares Perdomo - em 25/08/2022

Título:

O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS NO ESPAÇO PARA ESTUDANTES SURDAS E SURDOS

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales – UFPA

Data: 25/08/2022

Local:

RESUMO: Na presente pesquisa nos propomos a investigar o processo de construção dos conceitos matemáticos pelas estudantes Surdas e Surdos mediados pela Libras e pela visualidade. Estas e estes estudantes são atendidos pela professora ouvinte pesquisadora e pela professora Surda numa perspectiva colaborativa, em um Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE. De acordo com a proposta da Educação Inclusiva, as estudantes Surdas e Surdos, público alvo da Educação Especial, devem frequentar o AEE no contraturno da escolarização, sendo oportunizado metodologias de ensino que propicie condições de aprendizagem de conhecimentos presentes no dia-a-dia, contextualizadas, em uma abordagem bilíngue. Como aportes teóricos utilizaremos o campo da Etnomatemática e a Pedagogia Visual. Diante do exposto, questionamos: quais significações são produzidas por estudantes Surdas e Surdos em uma prática problematizadora no processo de ensino e de aprendizagem de matemática e quais estratégias de resolução de problemas utilizam para a apropriação e mobilização dos conceitos da linguagem posicional? A fim de responder ao objetivo da pesquisa e ao questionamento, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa. Os dados estão sendo obtidos a partir do diário de campo e filmagens das atividades desenvolvidas durante uma sequência didática, no campo da Geometria: Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado. A partir dos dados desta pesquisa, espera-se ratificar a prática docente de ensino colaborativa no AEE professora ouvinte/professora Surda e fomentar as práticas de ensino na abordagem bilíngue que assegure condições de aprendizagem às estudantes Surdas e Surdos na linguagem expressiva em relação ao conteúdo Localização. Em um cenário marcado pelo crescente movimento a favor da Educação das pessoas Surdas, espera-se contribuir com a produção do conhecimento sobre a Educação Bilíngue e Educação Matemática.

Palavras-Chave: Educação Matemática Inclusiva. Surdas e Surdos. Etnomatemática.

Notícia cadastrada em: 05/08/2022 19:58
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 26/04/2024 14:01