Título:
A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PÓS ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E AS POTENCIALIDADES DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura – UFMA
Data: 24/08/2022
Horário: 9h 30min
Local:
https://meet.google.com/ssf-gyja-ekc
RESUMO: A presente investigação tem como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos por docentes às suas experiências profissionais. Ao levar em consideração os fatores relacionados ao retorno presencial das atividades letivas, emerge o interesse em evidenciar o movimento das ações docentes nos períodos que envolvem o ensino remoto e o retorno presencial das atividades escolares, por meio de narrativas (auto)biográficas. Adotando uma abordagem qualitativa e (auto)biográfica, os dados foram constituídos por meio da formação de um grupo de discussãoreflexão, que contou com a participação de 5 docentes que ensinam Matemática na Educação Básica, da escrita de diários reflexivos e memoriais de formação, a fim de responder a questão de investigação: “Quais são os sentidos atribuídos por docentes que ensinam Matemática às suas experiências profissionais, após o retorno do ensino presencial, mediados pela escrita autobiográfica?”. Delimitou-se os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar indícios das experiências marcantes de docentes na atuação profissional, durante e após o ensino remoto emergencial; 2) Identificar as estratégias e os saberes docentes mobilizados na prática profissional, especialmente na sala de aula de Matemática pós retorno presencial; 3) Compreender como a escrita e a mediação biográfica favorecem o processo de (auto)formação docente. Por fim, o método de análise terá como aporte teórico a análise narrativa, de forma a dar sentido aos dados produzidos.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Diário Reflexivo. Memorial de Formação. Grupo de discussãoreflexão.