Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Elaine Aparecida Leandro - em 27/10/2022

Título:

CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA)

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Helena Libardi – UFLA

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Prof. Dr. Rogerio de Aguiar – UDESC

Data: 27/10/2022

Horário: 16h

Local:

meet.google.com/vqh-irji-bbt

RESUMO: A inclusão de estudantes autistas tem sido frequente em nossas salas de aulas. A educação especial auxilia no processo de promover metodologias que possibilitem a inclusão destes estudantes. Em paralelo à inclusão nos espaços escolares, torna-se importante a reflexão deste assunto na formação de professores. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais as percepções de professores que lecionam matemática para estudantes autistas em relação à inclusão dos mesmos em suas salas de aulas. Como forma de analisar tais percepções, buscamos responder à seguinte pergunta de investigação: De que maneira professores de matemática percebem em suas práticas acerca da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em suas salas de aula. Para respondermos nossa questão de investigação, desenvolvemos uma oficina com professores de licenciatura em Matemática e Pedagogia intitulada “O autismo na Formação de Professores”. A partir das experiências e falas desses professores, pudemos compreender as suas percepções. O trabalho em questão tem cunho qualitativo, de caráter exploratório. Nossa pesquisa foi embasada na teoria histórico-cultural de Vigotski, e, para a análise de nossos dados, nos apoiamos nos Núcleos de Significação que nos auxiliaram na identificação dos sentidos e significados expressos pelos participantes de nossa oficina. Os momentos de reflexões acerca da temática do autismo possibilitaram que os professores pudessem compartilhar suas experiências e perceber que outros também dividem os mesmos anseios no dia-a-dia escolar. Neste sentido, destacamos a importância de espaços formativos onde possa haver reflexão e discussão no que se refere à inclusão de estudantes autistas nas salas de aulas, de modo que a ocorrência desses espaços possa colaborar cada vez mais com as práticas escolares desses professores em nossas escolas.

Palavras-Chave: Inclusão, Autismo, Formação de Professores, Educação Matemática Inclusiva.

Notícia cadastrada em: 18/10/2022 11:07
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 26/04/2024 01:46