Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Sabrina Maria Botelho Silva - em 28/10/2022

Título:

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO INTEIRO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco – UFU

Data: 28/10/2022

Local:

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se as significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de número inteiro possibilitam o desenvolvimento do conceito de número inteiro em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como decorrência, apresenta-se os seguintes objetivos específicos: compreender de que modo as SDA e a intervenção pedagógica suscitam a atividade de estudos dos sujeitos da pesquisa; analisar de que modo as SDA e a intervenção pedagógica suscitam significações que possibilitam o desenvolvimento do conceito de número inteiro. O intuito é responder aos seguintes questionamentos que orientam a pesquisa: Que influências da mediação/intervenção do professor nas significações produzidas pelos alunos em SDA do conceito de número inteiro contribuem para o desenvolvimento do pensamento aritmético? Esta pesquisa se fundamenta – sob os pressupostos filosóficos do materialismo histórico-dialético – na Teoria Histórico-cultural, na Teoria da Atividade e na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Metodologicamente, esta pesquisa é caracterizada como exploratória, de abordagem qualitativa, delineada como um estudo de caso baseado nas significações produzidas no desenvolvimento do Produto Educacional elaborado no âmbito do mestrado profissional. Quanto aos procedimentos de produção de dados, será utilizado o diário de campo, os registros produzidos pelos estudantes, a videogravação e a gravação de áudio. Os dados serão analisados por uma metodologia denominada de Núcleos de Significação, que consiste em três momentos: levantamento de pré-indicadores; articulação dos indicadores; e articulação dos núcleos de significação. A hipótese é que a compreensão do objeto de estudos na sua essência – no caso, o conceito de número inteiro – a partir da perspectiva lógico-histórico, permite: compreender que os elementos pedagógicos tensionadores e os nexos conceituais contribuem para elaboração e desenvolvimento de SDA que têm a potencialidade de suscitar a atividade dos sujeitos e desenvolver o pensamento teórico.

Palavras-Chave: Número Inteiro. Pensamento Aritmético. Teoria Histórico-cultural. Lógico-histórico. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.

Notícia cadastrada em: 24/10/2022 12:15
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 01:19