Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Katia Santos Esteves Barros - em 07/11/2022

Título:

INVESTIGAÇÃO DA GENERALIZAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO COMO FORMA DE ASCENSÃO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Prof. Dr. Wellington Lima Cedro – UFG

Data: 07/11/2022

Horário: 14h

Local:

RESUMO: O objeto da pesquisa é o processo de significação estabelecido pela Atividade dos estudantes em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) que possibilitem o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da generalização do pensamento aritmético. Enunciado o objeto da pesquisa, elaborou-se a seguinte questão orientadora: Que significações produzidas por estudantes de um 8º ano, por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem possibilitam o desenvolvimento do pensamento algébrico? Tem-se como hipótese, que as dificuldades dos estudantes no estudo da álgebra decorrem de problemas advindos da aritmética, formulou-se o objetivo principal: analisar o desenvolvimento de pensamento algébrico, por meio de SDA que explorem a generalização do pensamento aritmético. Os objetivos específicos são: analisar se a mobilização dos nexos conceituais da álgebra em SDA produzem significações que corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico; analisar se as SDA suscitam a Atividade de Estudos/Aprendizagem; analisar se o papel da mediação pedagógica na produção das significações. O desenvolvimento dessa pesquisa será calcado na teoria histórico-cultural, pois esta visa o desenvolvimento do homem através do contato com sua história e o meio cultural, no qual este está inserido, sem desconsiderar a subjetividade própria de cada indivíduo. A metodologia adotada para a realização da pesquisa é de abordagem qualitativa, a ser realizada com estudantes de um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola no estado de São Paulo. A documentação da pesquisa será gerada a partir dos seguintes instrumentos de produção dos dados: diário de campo da pesquisadora; registros produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento das SDA; e a vídeo gravação das aulas. A metodologia adotada para a análise dos dados é a denominada de Núcleos de Significação. Espera-se contribuir para o processo de ensino/aprendizagem em que os estudantes possam desenvolver o pensamento teórico.

Palavras-Chave: Atividade de Ensino. Atividade de Estudos. Pensamento algébrico. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem.

Notícia cadastrada em: 25/10/2022 15:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/04/2024 09:01