Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Manoel de Oliveira Júnior - em 11/11/2022

Título:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA

Profa. Dra. Adriana Aparecida Molina Gomes – UFMS

Data: 11/11/2022

Local:

RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) mediadas pela utilização de tecnologia digital, especificamente no ensino de álgebra. Os objetivos específicos são: analisar as potencialidades e os limites dos instrumentos de mediação utilizados; e analisar se as significações produzidas pelos estudantes nas SDA corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Recorreu-se aos pressupostos do materialismo histórico-dialético (Marx) e da teoria da histórico-cultural (Vigotski), da teoria da atividade (Leontiev) e teoria do ensino/aprendizagem desenvolvimental (Davidov) como referencial teórico. Posteriormente, recorremos a unidade dialética lógico-histórico, a fim de identificar os nexos conceituais presentes na formação do campo conceitual da álgebra e, por fim, definiu-se o conceito de atividade orientadora de ensino para elaboração das SDA. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida no contexto escolar. Como forma de coleta de dados utilizou-se o gravador de voz, as notas de campo do professor pesquisador e o registro produzidos pelos estudantes nas SDA. Como método de análise dos dados foram utilizados os núcleos de significação, que consiste em três etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização dos indicadores e a construção dos núcleos de significação. Com o desenvolvimento desta pesquisa, espera-se que a unidade didática elaborada, juntamente com a intervenção pedagógica, orientadas pelos pressupostos teóricos apontados, possam ser capazes de suscitar a atividade de aprendizagem dos estudantes e que os mesmos possam desenvolver o pensamento teórico.

Palavras-Chave: Pensamento teórico. Álgebra. Atividade de Ensino. Atividade de Aprendizagem. Ensino de Álgebra.

Notícia cadastrada em: 03/11/2022 14:00
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 28/03/2024 20:53