Título:
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁLGEBRA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA
Prof. Dr. Mario Henrique Andrade Claudio – UFLA
Profa. Dra. Adriana Aparecida Molina Gomes – UFMS
Data: 11/11/2022
Horário: 14h
Local:
https://meet.google.com/wvb-worq-rgy
RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento teórico de alunos do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) mediadas pela utilização de tecnologia digital, especificamente no ensino de álgebra. Os objetivos específicos são: analisar as potencialidades e os limites dos instrumentos de mediação utilizados; e analisar se as significações produzidas pelos estudantes nas SDA corroboram para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Recorreu-se aos pressupostos do materialismo histórico-dialético (Marx) e da teoria da histórico-cultural (Vigotski), da teoria da atividade (Leontiev) e teoria do ensino/aprendizagem desenvolvimental (Davidov) como referencial teórico. Posteriormente, recorremos a unidade dialética lógico-histórico, a fim de identificar os nexos conceituais presentes na formação do campo conceitual da álgebra e, por fim, definiu-se o conceito de atividade orientadora de ensino para elaboração das SDA. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está inserida no contexto escolar. Como forma de coleta de dados utilizou-se o gravador de voz, as notas de campo do professor pesquisador e o registro produzidos pelos estudantes nas SDA. Como método de análise dos dados foram utilizados os núcleos de significação, que consiste em três etapas: levantamento de pré-indicadores, sistematização dos indicadores e a construção dos núcleos de significação. Com o desenvolvimento desta pesquisa, espera-se que a unidade didática elaborada, juntamente com a intervenção pedagógica, orientadas pelos pressupostos teóricos apontados, possam ser capazes de suscitar a atividade de aprendizagem dos estudantes e que os mesmos possam desenvolver o pensamento teórico.
Palavras-Chave: Pensamento teórico. Álgebra. Atividade de Ensino. Atividade de Aprendizagem. Ensino de Álgebra.