Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Alexandre Pereira Dantas - em 14/12/2022

Título:

A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA COMO TEMA PARA DISCUSSÕES SOBRE ÉTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique – UFLA

Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA

Prof. Dr. Nei De Freitas Nunes Neto – UFGD

Data: 14/12/2022

Horário: 9h

Local:

RESUMO: Inspirado nas tradições das pesquisas que envolvem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), este trabalho averiguou se uma sequência de atividades que visam tomadas de decisões auxilia na problematização de visões de ética dos estudantes, em especial o egoísmo ético. Para isso, realizamos estudos sobre ética e, utilizando a estratégia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), planejamos quatro atividades que colocaram os participantes a escolher materiais de construção de uma casa. As atividades foram desenvolvidas com Calouros do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na disciplina de Projeto Integrado I: Interdisciplinaridade. Coletamos dados através de produções escritas, da gravação dos encontros síncronos e entrevistas realizadas entre as atividades. Como forma de análise, fizemos agrupamentos de palavras chaves que indicassem a consideração moral presente nas escritas e analisamos as gravações dos debates ocorridos nos encontros síncronos e entrevistas, com a finalidade de classificar as tendências dos estudantes, utilizando como categorias algumas teorias ético normativas, tais como utilitarismo, ética kantiana e ética das virtudes, além de ontologias morais: individualismo, antropocentrismo, antropocentrismo seletivo e biocentrismo. Observamos na turma uma predominância de posições próximas ao antropocentrismo, com menos casos de egoísmo e individualismo, na primeira atividade. Conforme os encontros síncronos ocorreram, essas tendências se transformaram predominantemente em biocentrismo ao término das quatro atividades. Desta forma, consideramos que a sequência de atividades se mostrou eficaz em promover a problematização de posturas éticas dos estudantes. Além disso, a atividade demonstra potencial educacional ao estimular a empatia e reflexões sobre políticas públicas, ética, condições de trabalho e sustentabilidade. Por fim, ressaltamos o caráter problematizador de preconceitos da sequência de atividades proposta, uma vez que além de trazer esse debate à tona, proporcionou a superação de preconceitos próprios do autor.

Palavras-Chave: CTSA. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Ética. Aprendizagem baseada em problemas.

Notícia cadastrada em: 04/12/2022 10:52
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 24/04/2024 21:49