Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Bruna Maria da Silva - em 18/04/2023

Título:

MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Amanda Castro Oliveira – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Everaldo Gomes Leandro – IFSP

Data: 18/04/2023

Local:

RESUMO: Este trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), cujo intento foi responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma vivenciar um ambiente sobre Modelagem Matemática pode contribuir para a formação de docentes que lecionam Matemática na Educação Básica? Para responder tal pergunta, objetiva-se compreender que potencial pedagógico, vivenciar um ambiente sobre Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, por meio de um curso de formação continuada, pode proporcionar a docentes que lecionam Matemática na Educação Básica, para alcançar tal objetivo geral, elenca-se os seguintes objetivos específicos: i) Investigar o conhecimento de docentes participantes do curso de formação continuada sobre a utilização da Modelagem Matemática no contexto escolar, compreendendo os possíveis desafios (inseguranças e obstáculos) em relação ao trabalho (ou adoção da) metodologia; ii) Desenvolver um ambiente de aprendizagem que possibilite relacionar a teoria com a prática docente de uma Educação Matemática Crítica numa perspectiva de Modelagem Matemática; iii) Descrever as experiências dos docentes com a Modelagem Matemática, mediante uma discussão promovida sobre os relatos anteriores e posteriores à vivência do ambiente de aprendizagem promovido pelo curso de formação continuada; iv) Produzir um Guia Teórico Formativo (produto educacional) sobre a metodologia da Modelagem Matemática numa perspectiva sociocrítica que atenda aos anseios da comunidade acadêmica e sirva de subsídio para a formação continuada e práticas nas salas de aula de docentes da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aproximações no tipo pesquisa-ação. Foi promovido um curso de formação continuada sobre Modelagem Matemática, denominado: ‘Um convite à Modelagem Matemática na Educação Básica’. Este curso ocorreu exclusivamente de forma remota, viabilizado por meio da plataforma Google Meet, com o auxílio do Google Classroon. Teve como participantes, oito docentes que ensinam Matemática em escolas públicas de Minas Gerais, no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Foram seis encontros síncronos e remotos. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram questionários, materiais produzidos ao longo do estudo (debates/sínteses textuais, diário de campo, planos de aula e suas apresentações). Os dados foram analisados de forma descritiva, a descrição contou com uma análise interpretativa/proveniente da observação participante da pesquisadora. Junto à pesquisa desenvolvida, foi produzido um Guia Teórico Formativo sobre a Metodologia da Modelagem Matemática numa Perspectiva Sociocrítica, que será disponibilizado como produto educacional. Como resultado da pesquisa, foi perceptível que a equipe docente, ao final do curso, reconheceu a Modelagem Matemática como uma metodologia de potencial pedagógico, contribuindo para ampliar o repertório das suas aulas. Os dados indicaram que a oferta de um curso de formação continuada sobre Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica, contribuiu tanto para identificação dos desafios enfrentados pelos docentes, quanto para oferta de possibilidades, que venham a contribuir para suas práticas pedagógicas da disciplina de Matemática, em salas de aula da Educação Básica.

Palavras-Chave: Educação Matemática. Educação Matemática Crítica. Modelagem Matemática. Formação Continuada.

Notícia cadastrada em: 10/04/2023 10:50
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/03/2024 07:36