Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Vanda Vieira Linhares Perdomo - em 27/04/2023

Título:

ENTRE MÃOS E OLHARES: AS VIVENCIAS E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales – UFPA

Data: 27/04/2023

Local:

meet.google.com/pmu-gkjf-afz

RESUMO: Na presente pesquisa nos propomos a investigar práticas pedagógicas que podem contribuir para a educação de Surdas e Surdos em um processo de construção/mobilização do conceito de “Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado” mediados pela Língua Brasileira de Sinais e pela visualidade. Estes estudantes eram atendidos pela professora pesquisadora ouvinte e pela professora coparticipante Surda numa perspectiva de bidocência, em um Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE, de acordo com a proposta inclusiva. Como aportes teóricos utilizamos o campo dos Estudos Surdos, buscando uma aproximação com a Etnomatemática, trazendo a cultura e a Educação Bilíngue como condição de respeito a este grupo minoritário linguisticamente das pessoas Surdas. Optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa por meio de um estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de anotações do diário de campo e vídeo gravações das aulas durante o desenvolvimento de uma sequência didática, no eixo da Geometria e adotamos a “Análise de Conteúdo" para preparação e análise dos dados constituídos. A proposta metodológica colaborativa/participativa utilizada neste trabalho, na perspectiva da Etnomatemática, mostrou uma importante aproximação de valorização da cultura Surda na educação de estudantes Surdas e Surdos. A partir das análises concluímos que o desenvolvimento da Sequência Didática elaborada em uma perspectiva bilíngue para o ensino da matemática, revelou ser uma metodologia com potencial para o desenvolvimento dos conceitos de geometria. Discutimos dentro das categorias Cultura Surda e Ensino de Matemática práticas pedagógicas que colaboram no ensino e na aprendizagem em um CAEE. Foi possível observar como resultado da pesquisa as contribuições de um CAEE no ensino e na aprendizagem de Matemática, que a  presença da professora coparticipante Surda e as  estratégias pedagógicas utilizadas reforçam a importância de um ensino bilíngue e  trazem uma aproximação da Pedagogia Visual e da Etnomatemática. A partir dos dados constituídos temos como nosso Produto Educacional, uma Sequência Didática com orientações e sugestões que podem ser desenvolvidas em um CAEE ou em outro espaço, mostrando a possibilidade de momentos de interação, no processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-Chave: Etnomatemática Surda. Geometria. Ensino de bidocência. Educação Bilíngue. Surdez.

Notícia cadastrada em: 17/04/2023 11:11
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 26/04/2024 23:31