Título:
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE
Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA
Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA
Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa – UFSCar
Data: 27/04/2023
Horário: 10h
Local:
https://meet.google.com/msv-sstv-pep
RESUMO: O objeto de investigação nesta pesquisa são as significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Formulou-se assim a seguinte questão orientadora para a esta pesquisa: Que elaborações conceituais estudantes do ensino superior produzem a respeito do conceito de Limite em situações desencadeadoras de aprendizagem? O objetivo geral é analisar as significações produzidas em SDA do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Como objetivos específicos, buscou-se: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitam um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel da mediação (do professor e dos recursos utilizados) na elaboração de conceitos matemáticos. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do interior de Minas Gerais. A análise de dados foi realizada por maio de Núcleos de Significação, evidenciando os nexos conceituais de Limite e a evolução da autonomia desses estudantes. Pelo desenvolvimento de um produto educacional, uma Unidade Didática, a pesquisa proporcionou o desenvolvimento da prática docente, da autonomia dos estudantes e a conciliação do conhecimento acadêmico e da práxis escolar, em Matemática.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Cálculo I. Lógico-histórico. Teoria Histórico-Cultural. Conceito de Limite.