Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Marluce Rose Caovila - em 27/04/2023

Título:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa – UFSCar

Data: 27/04/2023

Local:

RESUMO: O objeto de investigação nesta pesquisa são as significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Formulou-se assim a seguinte questão orientadora para a esta pesquisa: Que elaborações conceituais estudantes do ensino superior produzem a respeito do conceito de Limite em situações desencadeadoras de aprendizagem? O objetivo geral é analisar as significações produzidas em SDA do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Como objetivos específicos, buscou-se: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitam um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel da mediação (do professor e dos recursos utilizados) na elaboração de conceitos matemáticos. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do interior de Minas Gerais. A análise de dados foi realizada por maio de Núcleos de Significação, evidenciando os nexos conceituais de Limite e a evolução da autonomia desses estudantes. Pelo desenvolvimento de um produto educacional, uma Unidade Didática, a pesquisa proporcionou o desenvolvimento da prática docente, da autonomia dos estudantes e a conciliação do conhecimento acadêmico e da práxis escolar, em Matemática.

Palavras-Chave: Educação Matemática. Cálculo I. Lógico-histórico. Teoria Histórico-Cultural. Conceito de Limite.

Notícia cadastrada em: 17/04/2023 14:22
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 25/04/2024 08:34