Mestrando(a):
Rita de Cassia Marinho
Título:
RELATOS SINALIZADOS DE DOCENTES SURDOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA
Profa. Dra. Erica Alves Barbosa – UFLA
Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira – UEM
Data: 19/09/2023
Horário: 14h
Local:
https://meet.google.com/bqk-iipy-suz?hs=122&authuser=0
RESUMO: O presente trabalho busca responder à questão de investigação: “Que percepção docentes Surdos de Matemática têm sobre sua formação e constituição de saberes necessários para a prática pedagógica com estudantes Surdas e Surdos?”. Os objetivos da pesquisa são: “1) conhecer a trajetória de formação docente de docentes Surdos de Matemática e 2) buscar indícios de experiências que podem ter contribuído para as práticas para ensinar Matemática para Surdas e Surdos”. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas sinalizadas com dois docentes Surdos de Matemática que ensinam Matemática para estudantes Surdas e Surdos. As entrevistas foram realizadas por meio de serviços de comunicação de vídeo (Google Meet) e foram registradas com um software de gravação de tela. A análise dos dados terá como base teórica os Estudos Surdos: história, cultura, identidade, artefatos culturais, didática Surda. O produto educacional será um guia com indicações de atividades para o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com Surdas e Surdos.
Palavras-Chave: Docentes Surdos. Surdez. Matemática. Prática docente.