Mestrando(a):
Evellyn Maia Cardoso
Título:
AÇÕES DOCENTES NO CONTEXTO DO TRABALHO REMOTO: REFLEXÕES E DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fabio Marineli – UFLA
Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves – UFLA
Profa. Dra. Aline Ribeiro Sabino – IFSP
Data: 18/10/2023
Horário: 9h
Local:
Acesso pelo Qr Code
RESUMO: Desde 2020, vidas e rotinas passaram por transformações consideráveis devido a Pandemia de Covid-19. Professores, alunos, educação e escola foram especialmente impactados, mas, ao mesmo tempo, atores de destaque nesse cenário. Com a deflagração do ensino remoto, docentes e discentes tiveram de aprender e adaptar-se a diferentes metodologias e estratégias de ensino. A partir de entrevistas, buscamos identificar os tipos de saberes em que professores de Física se apoiaram durante o período do ensino remoto, uma vez que ele representou uma situação completamente diferente das suas experiências anteriores. Também procuramos entender quais ferramentas didáticas foram utilizadas para o desenvolvimento do ensino nesse contexto singular. Em resumo, buscamos identificar como os professores refletem sobre suas experiências vividas durante o período remoto e quais recursos foram utilizados para desenvolver o ensino dos alunos na pandemia. Com base nisso, e em referências teóricas, foi elaborado como produto educacional um guia contemplando possíveis ferramentas que poderão ser úteis para professores em atividades remotas, a distância ou presenciais.
Palavras-Chave: Saberes Docentes. Ensino remoto. Recursos didáticos.