O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Lavras (PPGECEM/UFLA) oferece o curso de Mestrado Profissional, voltado à formação continuada e ao desenvolvimento profissional de professores e demais profissionais da educação.
De natureza interdisciplinar, o Programa articula pesquisa, prática pedagógica e produção de produtos educacionais nas áreas de Ciências, Física, Química e Matemática. Sua trajetória está vinculada às licenciaturas da UFLA, à formação inicial e continuada de professores e à aproximação com escolas, redes de ensino e outros contextos educativos.
O curso destina-se prioritariamente a professores e profissionais com formação em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Inclusiva e áreas afins. A formação busca desenvolver uma postura investigativa sobre a prática profissional e subsidiar a elaboração de pesquisas e produtos educacionais socialmente relevantes.
O perfil formativo do Programa contempla profissionais interessados em compreender criticamente os processos educativos, aperfeiçoar suas práticas, produzir conhecimentos na Área de Ensino e compartilhar recursos e propostas fundamentadas para diferentes contextos educacionais.
Processos de Ensino e AprendizagemInvestiga os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos e níveis de ensino, com foco em Ciências, Física, Química e Matemática. Abrange conceitos, estratégias didáticas, avaliação, tecnologias, inclusão e interdisciplinaridade. |
Desenvolvimento Profissional DocenteInvestiga a prática docente e os processos de formação de professores, com foco no desenvolvimento profissional, na identidade docente, na relação entre teoria e prática, na inclusão e na atuação em diferentes contextos educativos. |
| ModalidadeMestrado Profissional | Área de concentraçãoPráticas Pedagógicas e Formação Docente | Prazo regular24 meses | Integralização26 créditos | Trabalho de conclusãoDissertação e produto educacional |
No Mestrado Profissional, a pesquisa é desenvolvida em articulação com problemas e contextos da prática educativa. Além da dissertação, o discente elabora um produto educacional fundamentado teórica e metodologicamente, destinado ao ensino, à formação docente ou a outros contextos profissionais.
Acessar a coleção de produtos educacionais | Consultar dissertações
O PPGECEM busca articular formação, pesquisa e atuação profissional, compartilhando conhecimentos e produtos com escolas, redes de ensino, professores, estudantes, egressos e demais públicos interessados.
| Educação BásicaArticulação com escolas, professores e redes de ensino. | Formação docenteFormação inicial, continuada e desenvolvimento profissional. | Pesquisa aplicadaProdução de dissertações e produtos educacionais. | Divulgação científicaPublicações, seminários, eventos e comunicação em redes. |
Deixe seu contato para receber informações sobre possíveis novos editais, processos seletivos e outras oportunidades de ingresso no Programa.
Preencher formulário de interesse
O preenchimento do formulário não constitui inscrição, reserva de vaga ou garantia de abertura de processo seletivo.
| Coordenador José Antônio Araújo Andrade Setor de Educação Matemática — DFM/UFLA joseaaa@ufla.br Perfil público no SIGAA | Coordenador Adjunto Luiz Fernando Rodrigues Pires Setor de Educação Matemática — DFM/UFLA luiz.pires@ufla.br Perfil público no SIGAA |
Secretaria Integrada do ICET: posgrad_si.icet@ufla.br | (35) 3829-5195
Calendário • Horário das disciplinas • Defesas e qualificações • Projeto Pedagógico do Curso
Corpo docente • Rotinas acadêmicas • Produtos educacionais • Redes sociais