Infraestrutura do Programa

 

          O PPGAP é diretamente vinculado, em termos administrativos, à Pró-Reitora de Pós-Graduação e está fisicamente localizado nas dependências e instalações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Desde seu início, o Programa conta com toda a infraestrutura do Departamento e, em contrapartida, de toda a Universidade. A maior parte da infraestrutura do Curso concentra-se no Bloco III do Departamento de Administração e Economia (DAE) que possui estacionamento em seu entorno, com vagas destinadas e marcadas à portadores de necessidades físicas especiais. Além disso, o acesso às instalações interna do prédio são feitas por meio de duas portas de entrada, uma localizada à frente sem barreiras físicas – acesso horizontal no nível da rua – e outra localizada ao fundo com acesso por escadas, que dá acesso ao Anfiteatro. A acessibilidade foi uma preocupação da Pós-graduação do DAE, que tem recebido vários discentes e convidados com necessidades específicas de atendimento. Ter uma boa infraestrutura nesse sentido, tem possibilitado vários ganhos socioeducacionais ao Programa, tendo em vista a alta rotatividade de, além de outros públicos, de discentes da graduação com necessidades de todas as naturezas.

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GABINETES DE TRABALHO PARA PROFESSORES: Todo professor do Programa tem seu próprio gabinete, mesmo aqueles de outros Departamentos, como são os casos dos professores André Grutzman e André Pimenta, possuem seus gabinetes individuais nos seus departamentos. Cada professor ter sua própria sala dinamiza sobremaneira os trabalhos de orientação, produção conjunta com os discentes e maior integração com a graduação, já que todos os professores fazem reuniões individuais e coletivas com seus orientandos (mestrado, TCCs de graduação, Iniciação Científica, Bolsa Extensão e, porventura, BIC Júnior).

 

ESPAÇO DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO E APOIO ADMINISTRATIVO: A sala de coordenação e apoio administrativo do Programa está instalada no andar térreo do Bloco III do DAE, numa sala de 21m², destinada ao seu exclusivo uso e para os serviços de secretaria do Programa. Esta sala está equipada com 2 (dois) desktop com mesas amplas de escritório completa, duas impressoras destinadas ao uso interno e para atender demandas docentes, três amplos armários verticais para arquivo de documentação, um amplo balcão de atendimento ao público, um ramal telefônico destinado especificamente ao Programa. A secretaria fica sob responsabilidade de um técnico concursado especificamente para esse fim, possibilitando atendimento personalizado, tanto aos professores como aos discentes, melhorando a eficiência do atendimento e ampliando sensivelmente a qualidade do Curso.

 

SALAS DE AULA: As três salas de aula do andar térreo possuem cerca de 45 m2 cada uma, comportando cerca de 45 (quarenta e cinco) lugares e a sala do primeiro andar possui cerca de 65m2, comportando cerca de 60 (sessenta) lugares. Todas as salas de aula são mobiliadas com cadeiras fixas de assentos e encostos almofadados, acompanhados de mesa madeira (carteira escolar) e com ar condicionado. Estas salas de aulas estão equipadas com quadro branco, aparelho de datashow e conexões de internet que durante todos os turnos de aula estão disponíveis para uso do Curso.

 

ESTRUTURAS DE INFORMÁTICA E LABORATÓRIO: Nos Núcleos de Pesquisa vinculados ao Curso, o espaço físico pertencente a eles possui sala equipada com 6 (seis) computadores desktop e uma mesa grande com cerca de quinze 15(quinze) lugares para estudos e reuniões disponível, prioritariamente, para os discentes do Programa para realizarem pesquisas, estudos em grupo ou individual e encontros de orientação. 1 (uma) sala destinada ao PET do curso de Graduação em Administração e 5 (cinco) salas destinadas aos Núcleos de Estudos e Pesquisas vinculados aos PPGs, sendo uma delas destinada ao NEAPEGS (Núcleo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social) e ao NIESP (Núcleo de Estudos em Inovação e Empreendedorismo no Setor Público) pertencentes ao Grupo de Pesquisadores do Programa e mais dois banheiros, sendo um feminino e o outro masculino, ambos com instalações e adaptações próprias para cadeirantes e portadores de outras necessidades físicas especiais.

 

ÁREAS EXPERIMENTAIS: A maior parte da infraestrutura do Curso concentra-se no Bloco III do Departamento de Administração e Economia (DAE), esse bloco foi constituído para ser espaço de laboratório, pesquisa e ensino estritamente para a Pós-Graduação. Essa destinação prioritária para as atividades da pós-graduação permite uma infraestrutura capaz de abrigar as pesquisas, laboratórios e outras demandas que o Programa possui. O anfiteatro à disposição do Programa tem capacidade para 90 (noventa) pessoas sentadas, em cadeiras com braços para apoio e está equipada com ares condicionados, equipamento multimídia e de projeção. Anexo a estas instalações encontra-se uma ampla sala, com cerca de 40 m2, adaptada conforme as demandas do Departamento que ora pode ser organizada com mesa e cadeiras para reuniões, ora para recepcionar coquetéis e ou eventos de pesquisa, com exposição de trabalhos, painéis e etc. Este Anexo do Bloco III do DAE possui ainda, dois banheiros, sendo um feminino e o outro masculino, ambos com instalações e adaptações próprias para cadeirantes.

 

ACESSO DOS DISCENTES A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA: Internamente, o Programa tem uma política de acesso rápido e fácil aos recursos digitais pelos discentes e docentes dos materiais disponíveis no Programa. Além disso, a Secretaria mantém sob seus cuidados cerca de quatro notebooks e dois data shows Epson de uso exclusivo dos docentes e discentes, podendo serem tomados por empréstimo a qualquer tempo. No âmbito da Universidade, a UFLA vem acompanhando o avanço das novas tecnologias, oferecendo o programa de empréstimo de computadores portáteis (netbooks) para a comunidade acadêmica. Pioneira nesta prática, a partir de outubro de 2012, passou a ser possível emprestar netbooks para fins acadêmicos. Para completar a mobilidade virtual, a Universidade dispõe de acesso à internet sem fio e gratuita em todo o campus universitário. O empréstimo de netbooks faz parte de uma política de inclusão digital defendida pela Direção Executiva, em conjunto com a Diretoria de Gestão da Informação (DGTI) e a Biblioteca Universitária (BU), para atender a uma parcela dos estudantes e servidores que ainda não possuem equipamentos portáteis para estudos, pesquisas e participação em congressos e seminários. Essa política tem sido muito válida e acessada no âmbito do Programa, pelos discentes que não tem, ou esporadicamente falta acesso à meios digitais para realização de suas pesquisas, leituras e realização de trabalhos.

 

BIBLIOTECA INSTITUCIONAL: A Biblioteca Universitária da UFLA é uma unidade organizacional, diretamente subordinada à Reitoria, constituída de Coordenadorias, Assessorias e Setores, para atender ao ensino, à pesquisa e à extensão da UFLA, pautando sua atuação nos seguintes princípios: I. democratização do acesso à informação e ao acervo sob sua responsabilidade; II. respeito ao princípio do controle bibliográfico universal. A Biblioteca Universitária tem 5.200 m2 e está na área central da universidade, onde estão instalados também os correios, o novo centro de convivência, uma agência do Banco do Brasil, caixas eletrônicos, a livraria universitária, a central de cópias, o restaurante universitário, associações de classe, o posto policial e a maioria das edificações destinadas às salas de aula. A estrutura organizacional da Biblioteca Universitária compreende Comissão Técnica, Diretoria, Assessorias, Secretaria, Coordenadoria de Desenvolvimento do Acervo, Coordenadoria de Processos Técnicos, Coordenadoria de Repositório Institucional, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Coordenadoria de Informação e Serviços. As coordenadorias são divididas em 15 setores. 

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