O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão está em funcionamento desde o ano de 2014. Busca formar profissionais que possuam conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e extensão, aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando não apenas o aspecto econômico, como também as questões sociais, ambientais, políticas e culturais. Espera-se ainda que seus egressos consolidem habilidades para estimular a participação dos atores, seja por meio da sistematização de conhecimentos, seja pela construção de novos conhecimentos, utilizando investigações e metodologias participativas.
O curso possui uma proposta interdisciplinar e conta com docentes das áreas de administração, economia, direito, ciências sociais e entomologia. Os processos seletivos para ingresso acontecem no segundo semestre de cada ano. O programa conta com uma área de concentração (Desenvolvimento Sustentável e Extensão) e duas linhas de pesquisa.
Área de Concentração: Desenvolvimento Sustentável e Extensão
Linhas de pesquisa:
A linha de pesquisa “Desenvolvimento e Extensão” agrega disciplinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à discussão do desenvolvimento e aos diversos sujeitos sociais envolvidos, e suas relações com a extensão. Entre os temas a serem desenvolvidos destacam-se aqueles ligados à organização , movimentos sociais, questão agrária e alimentação[RC3] , gênero , políticas públicas de desenvolvimento rural, agricultura familiar, economia solidária, comercialização agrícola, desenvolvimento e capitalismo, análise de programas e projetos, e processos de mediação e extensão .
A linha de pesquisa “Sustentabilidade e Extensão” agrega disciplinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à discussão sobre a promoção da sustentabilidade e suas relações com a extensão. Entre os temas a serem desenvolvidos destacam-se aqueles relativos à produção sustentável, agroecologia, ecologia política , legislação ambiental, indicadores de sustentabilidade, sustentabilidade urbana, justiça ambiental, educação ambiental e mercado de carbono, abrangendo tanto conteúdos voltados às técnicas de produção sustentável, como à reflexão sobre paradigmas e orientações teóricas ligadas ao tema.
Processo seletivo: anual, com entrada no primeiro semestre do ano.
Duração: de 12 a 24 meses
Aulas: nas segundas e terças-feiras, semanalmente, manhãs e tardes, de acordo com o calendário acadêmico da UFLA.
Créditos a serem cumpridos: 30 créditos (mínimo obrigatório)
Coordenação do programa
Coordenadora:
Profa. Viviane Santos Pereira
vivianepereira@ufla.br
Coordenador adjunto:
Prof. Rafael Eduardo Chiodi
rafaelchiodi@ufla.br
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento