Linhas de pesquisa

 

Área de Concentração: Desenvolvimento Sustentável e Extensão

 

Linha de Pesquisa 1: Sustentabilidade E Extensão

A linha de pesquisa “Sustentabilidade e Extensão” agrega estudos que buscam analisar a questão da sustentabilidade em suas diversas vertentes, com destaque para processos sustentáveis de produção agrícola, no âmbito da agroecologia. A linha envolve estudos sobre tecnologias de produção sustentável, sistemas de manejo de pragas com baixo impacto e processos de transição agroecológica. Além disso, busca estimular reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, abrangendo estudos voltados tanto para as questões ligadas ao rural quanto ao urbano e passando por temas como indicadores de sustentabilidade, legislação ambiental e educação ambiental.

 

 

Linha de Pesquisa 2: Desenvolvimento e Extensão

A linha de pesquisa “Desenvolvimento e Extensão” está voltada para a reflexão sobre a diversidade de temas ligados ao desenvolvimento, com ênfase às questões relativas ao rural e a pluralidade de atores envolvidos. Busca estudar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, a inserção da agricultura familiar e campesinato nos processos de desenvolvimento e as distintas abordagens de gênero/classe/raça/etnia. Busca ainda refletir sobre diferentes processos de mediação construídos por diversos atores no espaço rural, entre eles os movimentos sociais, agências de extensão pública, organizações não governamentais. Será também possibilitada análise de programas e projetos, com atenção para a construção de indicadores de avaliação de algumas dimensões importantes nesses projetos, sejam elas ambientais, sociais e/ou econômicas. A linha também comporta estudos sobre a questão dos mercados e das estratégias de comercialização pela agricultura familiar.

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/06/2022 06:38