Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LAURA SILVA GALDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LAURA SILVA GALDINO
DATA: 20/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós Graduação - DCA
TÍTULO:

Estudo do comportamento dos consumidores de cachaça no Brasil e avaliação de rótulos de cachaça utilizando eye-tracking e text highlighting.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento do consumidor. Cachaça. Rotulagem. Eye-tracking. Text highlighting. Perfil do consumidor.



PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
RESUMO:

O estudo do comportamento dos consumidores de cachaça tem o potencial de trazer inovações significativas para esta bebida tipicamente brasileira. Ao avaliar a influência das informações contidas nos rótulos de cachaça, é possível proporcionar melhorias na rotulagem, facilitar a comunicação e compreensão entre produtores e consumidores, e consequentemente aumentar o impacto da cachaça no mercado brasileiro. Realizar uma pesquisa exploratória sobre o perfil consumidor de cachaça no Brasil pode contribuir com o desenvolvimento mais assertivo de novos produtos e em estratégias de marketing mais eficazes. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento dos consumidores em relação à rotulagem, além de descrever os hábitos de consumo e fatores que influenciam a aceitação e a intenção de compra. Será realizada a análise das rotulagens utilizando o eye-tracking e text highlighting, além de pesquisa exploratória por meio de questionário online. Espera-se que os resultados obtidos com o estudo possam impactar positivamente o mercado das cachaças com informações que possibilitem o desenvolvimento de bebidas com características sensoriais únicas que atendam às expectativas dos consumidores. Espera-se também que os resultados possam auxiliar no processo de padronização de informações não regulamentadas pela legislação, além de facilitar o entendimento dos produtores e profissionais no processo de elaboração das rotulagens de cachaça. Ademais, maior conhecimento sobre o perfil dos consumidores e das informações relevantes para os mesmos, pode ampliar o consumo e as vendas de cachaça, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes e alinhadas com as necessidades e preferências dos consumidores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - GUILHERME VIEIRA PIMENTEL - DAG/ESAL (Membro)
Interno - JÉSSICA SOUSA GUIMARÃES - UFLA (Membro)
Interno - ANGÉLICA SOUSA GUIMARÃES - UFLA (Suplente)
Presidente - ANA CARLA MARQUES PINHEIRO (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 09:46
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/12/2024 03:15