Estudo do comportamento dos consumidores de cachaça no Brasil e avaliação de rótulos de cachaça utilizando eye-tracking e text highlighting.
Comportamento do consumidor. Cachaça. Rotulagem. Eye-tracking. Text highlighting. Perfil do consumidor.
O estudo do comportamento dos consumidores de cachaça tem o potencial de trazer inovações significativas para esta bebida tipicamente brasileira. Ao avaliar a influência das informações contidas nos rótulos de cachaça, é possível proporcionar melhorias na rotulagem, facilitar a comunicação e compreensão entre produtores e consumidores, e consequentemente aumentar o impacto da cachaça no mercado brasileiro. Realizar uma pesquisa exploratória sobre o perfil consumidor de cachaça no Brasil pode contribuir com o desenvolvimento mais assertivo de novos produtos e em estratégias de marketing mais eficazes. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento dos consumidores em relação à rotulagem, além de descrever os hábitos de consumo e fatores que influenciam a aceitação e a intenção de compra. Será realizada a análise das rotulagens utilizando o eye-tracking e text highlighting, além de pesquisa exploratória por meio de questionário online. Espera-se que os resultados obtidos com o estudo possam impactar positivamente o mercado das cachaças com informações que possibilitem o desenvolvimento de bebidas com características sensoriais únicas que atendam às expectativas dos consumidores. Espera-se também que os resultados possam auxiliar no processo de padronização de informações não regulamentadas pela legislação, além de facilitar o entendimento dos produtores e profissionais no processo de elaboração das rotulagens de cachaça. Ademais, maior conhecimento sobre o perfil dos consumidores e das informações relevantes para os mesmos, pode ampliar o consumo e as vendas de cachaça, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes e alinhadas com as necessidades e preferências dos consumidores.