ESTUDO DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR POR MEIO DE EYE TRACKING E INTENÇAÕ DE COMPRA PARA AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES PRESENTES EM RÓTULOS DE CAFÉS ESPECIAIS
Análise Sensorial; Ciências do Consumidor; Sensor Biométrico; Embalagens.
Os consumidores brasileiros demonstram crescente exigência quanto à qualidade sensorial do café, resultando em um notável aumento de 85% na certificação de produtos reconhecidos como "de alta qualidade" pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) na última década. Esse aumento reflete o interesse crescente do setor cafeeiro na comercialização interna de grãos de alto padrão, os quais anteriormente eram predominantemente destinados à exportação. A busca crescente por cafés especiais no mercado interno tem levado a uma diversificação significativa de linhas e marcas, especialmente por parte de pequenos produtores, resultando em um acréscimo considerável na variedade de rótulos disponíveis no mercado brasileiro. No entanto, dada a natureza ainda emergente desse nicho, muitos produtores determinam empiricamente quais informações serão utilizadas para agregar valor aos produtos comercializados. A problemática central deste projeto de pesquisa reside na falta de diretrizes específicas para a elaboração de rótulos de cafés especiais, e propõe, portanto, o uso de métodos como Eye Tracking e Intenção de Compra para avaliar a percepção dos consumidores em relação às informações presentes nos rótulos de cafés especiais, identificando quais capturam mais a atenção do consumidor e como a fixação do olhar nessas informações impactam no comportamento de compra do rótulo. Por meio do estudo científico do comportamento e percepção do consumidor em relação aos rótulos de cafés especiais, a pesquisa estabelece diretrizes para o desenvolvimento desses rótulos, auxiliando os produtores no processo de formulação os rótulos de seus cafés a fim de otimizar a comunicação com o consumidor final.