Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRE HENRIQUE SILAS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE HENRIQUE SILAS SOUZA
DATA: 21/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DCA
TÍTULO:

ESTUDO DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR POR MEIO DE EYE TRACKING E INTENÇAÕ DE COMPRA PARA AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES PRESENTES EM RÓTULOS DE CAFÉS ESPECIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Sensorial; Ciências do Consumidor; Sensor Biométrico; Embalagens.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos
RESUMO:

Os consumidores brasileiros demonstram crescente exigência quanto à qualidade sensorial do café, resultando em um notável aumento de 85% na certificação de produtos reconhecidos como "de alta qualidade" pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) na última década. Esse aumento reflete o interesse crescente do setor cafeeiro na comercialização interna de grãos de alto padrão, os quais anteriormente eram predominantemente destinados à exportação. A busca crescente por cafés especiais no mercado interno tem levado a uma diversificação significativa de linhas e marcas, especialmente por parte de pequenos produtores, resultando em um acréscimo considerável na variedade de rótulos disponíveis no mercado brasileiro. No entanto, dada a natureza ainda emergente desse nicho, muitos produtores determinam empiricamente quais informações serão utilizadas para agregar valor aos produtos comercializados. A problemática central deste projeto de pesquisa reside na falta de diretrizes específicas para a elaboração de rótulos de cafés especiais, e propõe, portanto, o uso de métodos como Eye Tracking e Intenção de Compra para avaliar a percepção dos consumidores em relação às informações presentes nos rótulos de cafés especiais, identificando quais capturam mais a atenção do consumidor e como a fixação do olhar nessas informações impactam no comportamento de compra do rótulo. Por meio do estudo científico do comportamento e percepção do consumidor em relação aos rótulos de cafés especiais, a pesquisa estabelece diretrizes para o desenvolvimento desses rótulos, auxiliando os produtores no processo de formulação os rótulos de seus cafés a fim de otimizar a comunicação com o consumidor final.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MICHELE NAYARA RIBEIRO - GPA (Membro)
Externo ao Programa - LILIA PAULA ANDRADE - DAE/FCSA (Suplente)
Externo ao Programa - THAIS LOMONACO TEODORO DA SILVA - DCA/ESAL (Suplente)
Interno - CLEITON ANTONIO NUNES (Membro)
Presidente - ANA CARLA MARQUES PINHEIRO (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 09:33
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 09/05/2025 15:53