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Banca de DEFESA: MARIA LAURA SILVA GALDINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LAURA SILVA GALDINO
DATA: 18/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet (online)
TÍTULO:

Ciência Sensorial aplicada à cachaça: desenvolvimento de uma roda sensorial e avaliação da influência de alegações sensoriais em rótulos

 


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento do consumidor. Rotulagem. Text highlighting. Léxicos Sensoriais.



PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
RESUMO:

O estudo do comportamento do consumidor e a padronização sensorial da cachaça são ferramentas promissoras para a valorização dessa bebida tipicamente brasileira. Compreender como as alegações sensoriais presentes nos rótulos influenciam a percepção e a aceitação dos consumidores permite aprimorar a comunicação entre produto e público-alvo, favorecendo decisões mais assertivas na criação de embalagens e no posicionamento de mercado. Paralelamente, a construção de uma roda sensorial validada para cachaças e aguardentes de cana-de-açúcar contribui para a padronização técnica da linguagem sensorial, facilitando o diálogo entre produtores, avaliadores e consumidores. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivos principais desenvolver e validar uma roda sensorial descritiva para caracterização de cachaças, bem como avaliar o comportamento dos consumidores frente a diferentes formatos de rotulagem com alegações sensoriais, por meio das técnicas de text highlighting, RATA e teste de aceitação. A roda sensorial foi construída com base na experiência de especialistas, sendo aplicada no contexto do 1º Concurso de Cachaças e Aguardentes de Cana Mineiras. Já a análise com consumidores envolveu a aplicação de três diferentes rótulos a uma mesma amostra de cachaça, permitindo a avaliação da influência das informações visuais e textuais na percepção sensorial e aceitabilidade do produto. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com o fortalecimento técnico e mercadológico da cachaça, promovendo rotulagens mais eficazes, estratégias de marketing alinhadas às expectativas do público e maior valorização dos atributos sensoriais da bebida. Além disso, a padronização do vocabulário sensorial por meio da roda pode auxiliar na rastreabilidade da qualidade e no reconhecimento da cachaça como um produto complexo e de identidade própria, favorecendo tanto o mercado interno quanto sua valorização internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA CARLA MARQUES PINHEIRO (Membro)
Interno - CLEITON ANTONIO NUNES (Suplente)
Externo à Instituição - MICHELE NAYARA RIBEIRO - GPA (Membro)
Externo à Instituição - SUZANA MARIA DELLA LUCIA - UFES (Membro)
Externo à Instituição - TARCÍSIO LIMA FILHO - UFES (Suplente)
Notícia cadastrada em: 09/07/2025 09:39
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