Ciência Sensorial aplicada à cachaça: desenvolvimento de uma roda sensorial e avaliação da influência de alegações sensoriais em rótulos
Comportamento do consumidor. Rotulagem. Text highlighting. Léxicos Sensoriais.
O estudo do comportamento do consumidor e a padronização sensorial da cachaça são ferramentas promissoras para a valorização dessa bebida tipicamente brasileira. Compreender como as alegações sensoriais presentes nos rótulos influenciam a percepção e a aceitação dos consumidores permite aprimorar a comunicação entre produto e público-alvo, favorecendo decisões mais assertivas na criação de embalagens e no posicionamento de mercado. Paralelamente, a construção de uma roda sensorial validada para cachaças e aguardentes de cana-de-açúcar contribui para a padronização técnica da linguagem sensorial, facilitando o diálogo entre produtores, avaliadores e consumidores. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivos principais desenvolver e validar uma roda sensorial descritiva para caracterização de cachaças, bem como avaliar o comportamento dos consumidores frente a diferentes formatos de rotulagem com alegações sensoriais, por meio das técnicas de text highlighting, RATA e teste de aceitação. A roda sensorial foi construída com base na experiência de especialistas, sendo aplicada no contexto do 1º Concurso de Cachaças e Aguardentes de Cana Mineiras. Já a análise com consumidores envolveu a aplicação de três diferentes rótulos a uma mesma amostra de cachaça, permitindo a avaliação da influência das informações visuais e textuais na percepção sensorial e aceitabilidade do produto. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com o fortalecimento técnico e mercadológico da cachaça, promovendo rotulagens mais eficazes, estratégias de marketing alinhadas às expectativas do público e maior valorização dos atributos sensoriais da bebida. Além disso, a padronização do vocabulário sensorial por meio da roda pode auxiliar na rastreabilidade da qualidade e no reconhecimento da cachaça como um produto complexo e de identidade própria, favorecendo tanto o mercado interno quanto sua valorização internacional.