Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS RIBEIRO GALUPPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS RIBEIRO GALUPPO
DATA: 28/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Setor de Piscicultura
TÍTULO:

EFEITO DE INCLUSÃO DA FARINHA DE BLACK SOLDIER FLY (Hermetia illucens) EM DIETAS PARA JUVENIS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum)


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Farinha de insetos, Nutrição de peixes, Peixes nativos


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

A aquicultura é um setor estratégico para a produção alimentar global, onde a piscicultura tem papel fundamental no fornecimento de proteína de qualidade. Entre as espécies nativas cultivadas no Brasil, o tambaqui (Colossoma macropomum) destaca-se por seu elevado valor comercial, crescimento acelerado, rusticidade e excelente qualidade de carne, sendo atualmente a espécie nativa mais produzida em sistemas aquícolas no país. Contudo, a dependência de ingredientes tradicionais nas formulações de rações, como a farinha de peixe e a soja, representa uma limitação significativa do ponto de vista econômico, ambiental e de sustentabilidade a longo prazo. Neste cenário, alternativas nutricionais mais sustentáveis têm sido estudadas, com destaque para a utilização de ingredientes de origem entomológica, como a farinha da mosca soldado-negra (Hermetia illucens). Este ingrediente apresenta elevada concentração de nutrientes, sendo rico em proteínas, lipídios, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas, que podem contribuir positivamente para a digestibilidade e o desempenho zootécnico de peixes cultivados. Além disso, sua produção se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo sistemas agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental, devido à sua criação que utiliza resíduos orgânicos como subprodutos agrícolas. A BSF também apresenta vantagens produtivas marcantes, como rápido ciclo de vida e elevada produtividade em pequena escala. Apesar dos benefícios nutricionais e produtivos, a farinha de H. illucens contém quitina, uma fibra estrutural presente no exoesqueleto dos insetos, que pode atuar como fator antinutricional quando presente em excesso. Diante disso, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da inclusão de diferentes níveis de farinha de H. illucens (0, 5, 10, 15 e 20%) sobre os parâmetros zootécnicos e digestivos de juvenis de tambaqui, para propor nível ótimo de inclusão da farinha de BSF, com base na tolerância fisiológica à quitina, buscando equilibrar o máximo aproveitamento nutricional com a integridade intestinal. O experimento será conduzido no Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia em Aquicultura da Universidade Federal de Lavras. Serão avaliados indicadores de crescimento, conversão alimentar, atividade de enzimas digestivas e alterações histológicas em diferentes tecidos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o avanço do conhecimento na área de nutrição de peixes nativos, promovendo o uso de ingredientes mais sustentáveis e eficientes na piscicultura brasileira.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RILKE TADEU FONSECA DE FREITAS (Membro)
Externo ao Programa - RENAN ROSA PAULINO - DZO/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO SANTOS COSTA - UFV (Suplente)
Externo ao Programa - DIANA CARLA FERNANDES OLIVEIRA - DZO/FZMV (Membro)
Notícia cadastrada em: 03/11/2025 14:36
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 05/11/2025 23:37