ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIDAS EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO ARAGUAIA DE MATO GROSSO, NO CONTEXTO DO EDITAL DE POPULARIZAÇÃO DO PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL CERRADO (PRS-CERRADO)
Educação Ambiental. Participação. Educação Básica. Formação Socioambiental.
A sustentabilidade ambiental é crucial para equilibrar as necessidades humanas atuais, com a conservação e preservação do meio ambiente para o presente e o futuro. Incluir essa discussão desde cedo com estudantes da Educação Básica, ensino fundamental e médio, é essencial. Isso contribui para que vivenciem e se preparem para uma cidadania consciente, sendo capazes de influenciar positivamente suas famílias e comunidades. Para conhecer experiências nesse sentido, realizamos nossa pesquisa de mestrado, por meio de pesquisa qualitativa - estudo de caso - das ações concretizadas por meio do "Edital de Popularização" promovido pelo Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS-Cerrado). Este projeto é fruto de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como executor. O projeto tem como uma de suas frentes a Capacitação, sendo a Popularização da Agricultura Sustentável uma ação de divulgação da sustentabilidade entre jovens estudantes de escolas públicas. Participaram das ações, estudantes do ensino fundamental de quatro escolas diferentes, localizadas nos municípios de Nova Xavantina, Barra do Garças e Água Boa, no estado de Mato Grosso. A fim de descrever e analisar as atividades de sustentabilidade que foram desenvolvidas com as estudantes e os estudantes tanto no ambiente escolar, como fora dele, buscamos entender a concepção que as pessoas envolvidas expressaram em relação à abrangência e efetividade dessas ações. Definimos para a coleta de dados os seguintes instrumentos: análise documental de relatórios apresentados pela equipe facilitadora após as etapas da jornada do conhecimento, e algumas entrevistas, tendo por base um roteiro semiestruturado com nove questões e um relato livre. Foram entrevistadas seis pessoas, que participaram diretamente das ações em suas escolas, sendo elas, pedagogas (os), professora de Ciência e Biologia e coordenadoras. As entrevistas mostraram que houve anuência de todas e todos que participaram, com relatos e descrições positivas sobre as ações do projeto. Professores e gestoras descrevem um engajamento genuíno das e dos estudantes nas atividades propostas, destacando a participação ativa em ações ao ar livre como: participação de dia de campo, muvuca de sementes, plantio de mudas, construção de hortas e viveiros, e ainda participação em feiras de integração. A partir dos resultados obtidos podemos afirmar que as ações de popularização do PRS-Cerrado, foram instrumentos que auxiliaram no processo ensino-aprendizagem, contribuindo na internalização de conceitos e oportunizando às crianças e adolescentes obterem vivências e realizarem atividades para a construção de um meio ambiente mais sustentável, em que vivam de modo a garantir seus direitos à educação, à cultura e à saúde em um meio ambiente que promova qualidade de vida.