PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE: O ESTUDO DE CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CRUZÍLIA, SUL DE MINAS GERAIS
Pedagogia da Alternância; Escola Família Agrícola; Educação do Campo; Sustentabilidade; Extensão.
O presente trabalho propõe o estudo de caso dentro do período dos 20 (vinte) anos de história e existência da Associação e Escola Família Agrícola de Cruzília, município localizado na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais, no âmbito da criação da associação, implantação da escola, atividades desenvolvidas e público atendido. A questão principal da pesquisa é o estudo mais aproximado e aprofundado dessa proposta pioneira de concepção da pedagogia da alternância e educação do campo na região, no que diz respeito à Pedagogia da Alternância e Envolvimento Territorial como formas de contribuição para a sustentabilidade e extensão. A pretensão é elaborar uma aproximação maior por meio desse estudo de caso com objetivo de reflexão para construção de conhecimentos que permitam melhor análise, interpretação e compreensão do objeto de estudo. Perceber e registrar as diversas dimensões de onde e como a sustentabilidade e extensão se fazem presentes na história da instituição, na vida de formação dos estudantes, famílias, comunidades e territórios de origem. O estudo da pesquisa terá como base referencial o trabalho de base, a fundação da associação mantenedora da escola no ano de 2002; as atividades desenvolvidas entre 2002 até a inauguração e funcionamento da escola no ano de 2006, as famílias e os jovens estudantes atendidos em sua história do ano de 2006 até o ano de 2023, os profissionais que na escola trabalham e trabalharam, e as relações de parceria com o projeto da escola.