Banca de DEFESA: MONICA APARECIDA DA SILVA

DISCENTE: MONICA APARECIDA DA SILVA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Sala de reuniões do DCA

Cdiversidade da microbiota do ambiente de maturação de queijos Minas Artesanais do Campo das Vertenes

Maturação. Tábuas de madeira. Microbiota ambiental. Queijo minas artesanal. Bactérias Láticas.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos

A produção queijeira no Brasil teve início visando atender as necessidades dos colonizadores europeus, mas as particularidades climáticas, bem como a raça dos animais e a vegetação destinada à sua nutrição deu ao produto características únicas e gerando um novo tipo de queijo. O Queijo Minas Artesanal (QMA), historicamente veio sendo produzido a partir do leite de vaca cru, sem pasteurização e costuma seguir processos tradicionais de confecção, em pequenas propriedades rurais. Das regiões atualmente produtoras de QMA, destaca-se a região do Campos das Vertentes, significativa na produção de leite e referência cultural e turística para o estado. Os critérios de segurança e qualidade dos QMA são identificados por legislação estadual e para que estes sejam atendidos é necessário que o processo de produção seja estabelecido com Boas Práticas e Fabricação para minimizar focos de contaminação ao longo da cadeia produtiva. Por se tratar de propriedades rurais e processo de produção, livre do controle de qualidade de grandes indústrias de laticínios, torna-se importante identificar e caracterizar a microbiota predominante do local de produção, seja ela típica e desejada ou atípica e indesejada. Uma contribuição para a microbiota diversa do QMA é a tábua de maturação de madeira. O material é higroscópico, rugoso, e propicia trocas de umidade entre o queijo e sua estrutura, colaborando na aquisição das características finais do produto, podendo apresentar propriedades de colaborem no controle patógenos, no entanto as mesmas características que a enaltecem, também podem ofertar riscos de contaminação microbiológica por patógenos alimentares. Portanto o objetivo deste trabalho é caracterizar a diversidade bacteriana das tábuas utilizadas para a maturação dos queijos artesanais da microrregião do Campo das Vertentes, de propriedades cadastradas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária, avaliando a influência da ambiência e da estrutura de maturação sobre a microbiota Queijo Minas Artesanal produzido na região. Espera-se com este estudo caracterizar a diversidade bacteriana das tábuas utilizadas para a maturação dos queijos artesanais da microrregião do Campo das Vertentes, de propriedades cadastradas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária, avaliando a influência da ambiência e estrutura de maturação a sobre a microbiota típica e atípica do Queijo Minas Artesanal por elas produzido.

Presidente - ROBERTA HILSDORF PICCOLI (Membro)
Externo à Instituição - MONIQUE SUELA SILVA - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - DANIEL ARANTES PEREIRA - EPAMIG (Membro)
Externo à Instituição - ANGELICA CRISTINA DE SOUZA - UFLA (Suplente)