A Experiência nas Boutiques de Carnes bovinas de Alta Qualidade: Uma Exploração dos Sentimentos Despertados nos Clientes
Premium beef
Meat quality certification
Meat boutiques
Beef supply chain
High-value consumer behavior
Este estudo investiga o comportamento dos consumidores no nicho de carnes bovinas de alta qualidade, um segmento em crescimento nas últimas décadas. Considerando a importância dos aspectos emocionais no consumo e a falta de pesquisas sobre os sentimentos relacionados a essas carnes, o objetivo é explorar as emoções evocadas durante o consumo, com foco nos aspectos intangíveis dessa experiência. A pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de estratégias de marketing voltadas para boutiques, mercados especializados e restaurantes. Adotando uma abordagem exploratória, serão realizadas entrevistas em profundidade utilizando a técnica de autodrive, onde os participantes atribuem significados a fotografias e vídeos que retratam experiências como churrascos familiares e harmonizações gourmet. Vinte e dois consumidores de carnes de alta qualidade, com idades entre 20 e 60 anos, serão entrevistados. Os sentimentos serão categorizados em 10 grupos, como prazer, afeto, distinção e segurança. Os participantes serão contatados em boutiques especializadas da região Centro-Sul de Minas Gerais, onde o público-alvo são consumidores de alto poder aquisitivo, que frequentam esses estabelecimentos e viajam regularmente. Além do desafio de descommoditizar a carne, é necessário entender os fatores que influenciam a compra de produtos de alto valor agregado.