Banca de DEFESA: MARCELO SIQUEIRA EL AZZI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO SIQUEIRA EL AZZI
DATA: 28/10/2022
LOCAL: Google meet

EFFECT OF INDUCING AN ACCESSORY CORPUS LUTEUM WITH GnRH OR hCG ON FERTILITY IN REPIENT DAIRY HEIFERS AND LACTATING COWS

Progesterona, prenhez, transferência de embrião, hCG, GnRH

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais

O aumento da circulação de progesterona (P4) durante o desenvolvimento do concepto é crucial para o estabelecimento de prenhez em vacas leiteiras. Três estudos foram desenvovidos com o objetivo de caracterizar o efeito da gonadotrofina coriônica humana (hCG) e do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) na atividade lútea e na taxa de prenhez em novilhas nulíparas e vacas leiteiras submetidas à transferência de embriões (TE). O primeiro objetivo foi determinar o efeito do hCG ou GnRH administrado no último dia (d0) do programa de sincronização 5d-CIDR Synch com ou sem administração de hCG após 5 dias (d5), para criar um corpo lúteo acessório (CL), na área lútea e concentrações circulantes de P4 durante o diestro em novilhas leiteiras. O segundo objetivo foi, usando da mesma estratégia do estudo anterior, determinar o efeito de hCG ou GnRH sobre P/TE e perdas de prenhez em novilhas receptoras de embriões produzidos in vitro (PIV) ou in vivo. O terceiro objetivo foi determinar os efeitos da indução de um CL acessório usando GnRH ou hCG no dia da TE sobre P/TE, perdas de prenhez e parto/TE em nulíparas, primíparas e multíparas. Hipotetizamos que as novilhas que receberam hCG no último dia do protocolo de sincronização têm maior P4 circulante durante o metestro e diestro em comparação com novilhas tratadas com GnRH no mesmo dia, e as receptoras com um CL acessório induzido por hCG têm maior P4, bem como maior P/TE do que aqueles que recebem GnRH no dia da TE. As novilhas que receberam hCG no d0 tiveram uma área lútea maior e maior P4 sérica no d5 do que aquelas que receberam d0-GnRH. As novilhas que receberam hCG no d 0 e 5 apresentaram maior P4 no d7 do que as novilhas dos demais tratamentos. Além disso, o d5-hCG promoveu maior proporção de novilhas com CL acessório e maior área lútea do CL original, o que resultou em maior área lútea total. As novilhas que receberam d0-GnRH e d5-hCG apresentaram maior P/TE aos 60d com embriões produzidos in vivo em comparação com novilhas tratadas apenas com d0-GnRH. Por outro lado, novilhas com tratamento apenas com d0-GnRH e aquelas que receberam hCG nos dias 0 e 5 tiveram maior P/TE aos 60d do que apenas d0-hCG transferidas com embriões pruduzidos in vivo e congelados. Novilhas tratadas com hCG no d0 também apresentaram P/ET aos 60d menor do que aquelas tratadas apenas com d0-GnRH e também d0-GnRH seguidas de d5-hCG transferidas com embriões PIV. A perda de prenhez geral tendeu a ser maior em d0-hCG em comparação com GnRH seguido de hCG. Quando o CL acessório foi induzido no dia da TE, paridade (nulíparas, primíparas e multíparas) e características do embrião (blastocisto ou blastocisto expandido) foram fatores que impactaram os resultados de fertilidade dos tratamentos com GnRH e hCG. Nulíparas com CL acessório, tratamentos combinados (hCG + GnRH), tiveram tendência a apresentar maior P/ET que animais controle. Além disso, nulíparas com GnRH transferidas com embriões PIV vitrificados tenderam e tiveram maior P/ET e parto/TE do que o grupo controle, respectivamente. Primíparas que receberam embriões blastocisto expandido PIV, com CL acessório induzido por GnRH tiveram maior P/TE e parto/TE do que primíparas com CL acessório induzido por  hCG. Além disso, o hCG diminuiu o parto/TE em primíparas transferidas com blastocisto expandido comparados com o controle. No entanto, o parto/TE geral foi semelhante entre os todos grupos com CL induzido no dia da TE. Em conclusão, os efeitos da indução de CL acessório com hCG, ou GnRH sobre P/TE, perda gestacional e parto/TE foram distintos de acordo com o indutor ovulatório utilizado, tipo de embrião produzido e estágio de desenvolvimento embrionário e paridade das receptoras. Além disso, o hCG teve maior efeito luteotrópico do que o GnRH, mas em discordancia teve efeitos prejudiciais na P/TE quando usado para induções de CL original ou acessório de acordo com as características do embrião e paridade.

Externo à Instituição - VICTOR GOMEZ LEON - UW-Madison (Suplente)
Externo à Instituição - ROBERT ANDREW CUSHMAN - NCSU (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO LEOPOLDO JERÔNIMO MONTEIRO JUNIOR - UW-Madison (Membro)
Externo à Instituição - PAUL M FRICKE - UW-Madison (Membro)