Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS FERREIRA GONÇALVES

DISCENTE: MATEUS FERREIRA GONÇALVES
DATA: 04/05/2023
LOCAL: Exame remoto via Google Meet

DIGESTIBILIDADE DE DIETAS PARA SUÍNOS CONTENDO DIFERENTES FONTES DE FARELO DE SOJA COM OU SEM ADIÇÃO DE PROTEASE UTILIZANDO MÉTODO DE CÂNULA T SIMPLES

Suinocultura

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

O farelo de soja, devido a sua eficiência na utilização como fonte proteica, se tornou um dos ingredientes mais presentes nas formulações de dietas para animais monogástricos. O processamento feito com o intuito de diminuir os impactos negativos causados pelos fatores antinutricionais, como os inibidores de proteases, dá origem a uma discrepância na qualidade dessa matéria prima disponível do mercado. Por este motivo, o uso de enzimas, vem sendo uma ferramenta utilizada com o intuito de fornecer dietas com maior qualidade e menor custo. A protease dietética é uma enzima exógena capaz de degradar proteínas, melhorando a digestibilidade destes nutrientes e o desempenho de suínos desmamados, em crescimento e terminação. Neste sentido, a hipótese deste estudo é que a utilização de protease em dietas suínas pode otimizar o aproveitamento do farelo de soja, independentemente de sua qualidade. O objetivo é avaliar a digestibilidade ileal padronizada e aparente da proteína e aminoácidos de duas diferentes fontes de farelo de soja com ou sem adição de protease, utilizando-se a técnica da cânula T simples em suínos durante as fases de crescimento e terminação. O experimento será conduzido nas instalações do laboratório de metabolismo do Instituto de ciências agrarias da UFMG, em Montes Claros – MG. Serão utilizados seis suínos castrados de mesma origem genética, dos 35 aos 110 quilos de peso vivo. Os mesmos suínos passarão por duas fases de crescimento, onde cada fase terá seis semanas de duração. Os animais serão submetidos à cirurgia para implantação da cânula T no ílio terminal. Após a recuperação da cirurgia, serão distribuídos em um delineamento de quadrado latino, composto por 6 tratamentos X 1 animal X 6 períodos, onde cada animal será considerado uma unidade experimental. Os tratamentos consistirão em: T1: dieta livre de proteína sem enzima; T2: Dieta com inclusão de farelo de soja 46% sem enzima; T3: Dieta com inclusão de farelo de soja Hypro 48% sem enzima; T4: Dieta livre de proteína + ProAct 360®; T5: Dieta com inclusão de farelo de soja 46% + ProAct 360®; T6: Dieta com inclusão de farelo de soja Hypro 48% + ProAct 360®. A fonte de farelo de soja avaliada será incorporada a nível de 35%. Cada período, terá duração de sete dias: do primeiro ao sexto dia os animais serão alojados em baias individuais e alimentados de acordo com os tratamentos. No sexto dia, acontecerá a coleta do líquido ileal por 24 horas. Após a coleta, os animais passarão por uma dieta de transição até o dia seguinte para início de um novo período experimental. Todas as amostras serão analisadas quanto a cinzas insolúveis em ácido, matéria seca, proteína bruta e aminoácidos. O cálculo dos coeficientes de digestibilidade ileal serão realizados através da metodologia proposta por Sakomura e Rostagno (2007). Os dados serão comparados usando uma ANOVA com a fonte de farelo de soja, inclusão de enzima, animal, período e fase como principais efeitos. As medias serão comparadas pelo teste Student Newman-keuls e um valor alfa de 0,05 será considerado para determinar o nível de significância entre médias.

Externo à Instituição - WAGNER AZIS GARCIA DE ARAÚJO - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - RONY ANTONIO FERREIRA - DZO/FZMV (Suplente)
Interno - MARVIO LOBAO TEIXEIRA DE ABREU (Membro)
Presidente - BRUNO ALEXANDER NUNES SILVA - UFMG (Membro)