Banca de DEFESA: CÍCERO EDUARDO DE REZENDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍCERO EDUARDO DE REZENDE
DATA: 26/10/2023
LOCAL: UFLA - Depto. de Zootecnia

Padronização e aplicação da ultrassonografia na coleta de fenótipos e estimação de parâmetros genéticos de características de carcaça em tilápias (Oreochromis niloticus)

Ultrassom; Rendimento de filé; Herdabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

A piscicultura está em evidência na última década, visto as crescentes produções e a qualidade da carne produzida por essa cadeia produtiva. A elevada quantidade de pescado produzida está relacionada à elevada demanda de proteína de origem animal de qualidade associada à disseminação da cultura oriental de comer receitas que levam pescado. O desenvolvimento do pacote tecnológico aplicado ao melhoramento genético animal é considerado o precursor da elevada produção e novas ferramentas vêm sendo estudadas, entre elas a ultrassonografia. O ultrassom começou a ser usado para coleta de fenótipos no início da década 2000 e se mostrou eficiente, contudo a falta de padronização da técnica pode gerar divergências nos resultados, prejudicando o desenvolvimento de programas de melhoramento genético. Com o intuito de utilizar a ferramenta em programas de melhoramento de tilápias, o presente estudo objetivou padronizar a coleta dos fenótipos e estimar os parâmetros genéticos de características relacionadas à carcaça, aferidos através de imagens ultrassonográficas. O trabalho foi desenvolvido em dois passos, onde o primeiro foi realizado com 30 animais selecionados aleatoriamente na cidade de Salesópolis- SP. Com os animais sedados foi realizada a coleta de imagens ultrassônicas na direção da quinta, décima primeira e posterior a nadadeira dorsal. O aparelho utilizado foi o VinnoQ série 7, operando a 10 MHZ e profundidade de 4cm. Após a coleta de imagens, os animais foram abatidos através de secção medular e tiveram o filé retirado, pesado e repartido em filé de lombo e barriga. As altas correlações fenotípicas obtidas (0,78 - 0,99) evidenciam que a ferramenta é extremamente acurada e que as áreas cárneas aferidas na imagem têm um R² alto nos modelos de estimação de rendimento de filé. O segundo passo do desenvolvimento do trabalho foi realizado na Universidade Federal de Lavras e contou com 897 animais proveniente de 43 famílias. A coleta de imagens ultrassonográficas seguiu o padronizado no primeiro capítulo, utilizando o mesmo aparelho e mesmo locais no corpo do peixe. As áreas cárneas dos três pontos e os rendimentos foram trabalhadas no MTGSAM para obtenção dos parâmetros genéticos de cada característica e as correlações genéticas com rendimento de filé. Os resultados obtidos para variância genética aditiva e herdabilidade foram maiores que as técnicas de morfometria, volume corporal e área corporal e as correlações genéticas foram altas. Pode se concluir que a ultrassonografia é um método eficiente na coleta de características de carcaça in vivo e as variáveis fenotípicas avaliadas são herdáveis e podem ser utilizadas para selecionar para rendimento de filé.

Interno - SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES (Membro)
Interno - RILKE TADEU FONSECA DE FREITAS (Suplente)
Interno - RENAN ROSA PAULINO (Suplente)
Externo à Instituição - RAFAEL VILHENA REIS NETO - UNESP (Membro)