Banca de DEFESA: LARISSA ALVES CARDOSO

LOCAL: DZO 040

DIGESTIBILIDADE E METABOLIZABILIDADE DE DIFERENTES FONTES DE DDGS PARA
SUÍNOS EM CRESCIMENTO

Alimewntos, coproduto, metabolismo, suínos machos castrados

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais

Objetivou-se avaliar a utilização de diferentes fontes de DDGS para suínos de 30 aos 85kg de peso vivo sobre digestibilidade e metabolizabilidade. O experimento foi realizado no laboratório de metabolismo e digestibilidade de suínos no setor de suinocultura no Instituto de Ciência Agrárias da UFMG, campus Montes Claros. Foram utilizados 8 suínos machos castrados, de mesma origem genética comercial (TN70*Talent®), com peso inicial de 35kg, distribuídos em um esquema de quadrado latino com quatro tratamentos de dois animais, durante quatro períodos, oito repetições de suínos por dieta. Os tratamentos dietéticos foram: Controle (CON) – dieta à base de milho e farelo de soja; (IN) – 20% de inclusão Inpasa; (FS) – 20% de inclusão FS Essential; e (GS) – 20% de inclusão Goldsac. As rações foram fornecidas de acordo com o peso metabólico (PV0,60) na pesagem do animal ao início de cada período.  Os animais foram alojados em gaiolas metabólicas, onde permaneceram por 12 dias, sendo que foram cinco de adaptação e sete de coleta de amostras de fezes urinas. Os dados foram submetidos a testes de normalidade e analisados pelo procedimento de modelo linear generalizado (GLM) do pacote estatístico SAS (SAS Inst., Inc, Cary, NC). As médias foram comparadas pelo teste de Student Newman-keuls com valor 0,05 foi considerado significativo.  Os resultados do experimento mostram que o consumo de matéria seca não houve diferença entre os tratamentos. O volume de fezes produzidos foram influenciados (P<0,05) pela dieta, onde animais alimentados com DDGS IN produziram mais fezes em comparação aos demais tratamentos. As análises de fezes indicaram que a fonte de DDGS influenciou (P<0.0001) a PB, N, EE, MM e P. Também se observaram efeito no valor de PDa (P<,0001) da dieta, onde o uso do DDGS FS e GS apresentaram valores mais altos (24,90 vs. 21,77 %), respectivamente. O uso de DDGS apresentou (P=0,0125) os maiores valores de CDaMS, mas ambos inferiores ao CON. O CDPB reduziu com o uso do DDGS (P=0,008) e foi menor no DDGS GS (83,93%). O CDaE (P=0.0245) e CME (P=0.0467) foram influenciados pela dieta, onde o uso do DDGS apresentaram menores valores quando comparados com a dieta a base de milho (P=0.0245). As dietas também influenciaram a eficiência de retenção de P (P= 0,0131), onde dietas com DDGS apresentaram valores maiores comparados ao controle, e absorção de nitrogênio (P=0,007), onde a dieta com DDGS apresentaram valores menores ao controle.

Externo à Instituição - ALYSSON SARAIVA - UFV (Suplente)
Interno - BRUNO ALEXANDER NUNES SILVA - UFMG (Membro)
Interno - FABIO LOURES CRUZ - UFLA (Membro)
Interno - PAULO BORGES RODRIGUES (Suplente)