Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KIMBERLY CRISTINA DE ABREU ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KIMBERLY CRISTINA DE ABREU ALVES
DATA: 07/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Avicultura Familiar: Uma tecnologia para viabilizar e aprimorar a produção de pintos de um dia e melhorar a renda de produtores rurais do estado de Minas Gerais.

 
 
 
 
 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

galinha caipira, extensão, incubação artificial, renda familiar, pesquisa, produção animal.

 
 
 
 
 
 
 
 

PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO:

A incubação artificial de ovos é uma prática essencialmente empregada nas empresas avícolas comerciais. No entanto, realidade distinta é verificada para pequenos produtores que desenvolvem atividades nos moldes da agricultura familiar com baixa ou nenhuma aplicação de tecnologia. Portanto, o objetivo do presente estudo será disseminar a técnica de incubação artificial de ovos de galinhas na agricultura familiar e aumentar a geração de renda das famílias com a produção de pintos de um dia em diferentes regiões de Minas Gerais. Quatro regiões serão abrangidas pelo projeto: Igarapé, Lavras, Bambuí e Ituiutaba. Em cada uma das regiões, serão selecionadas propriedades rurais que sejam caracterizadas como agricultura familiar e que possuam, dentre suas atividades, um sistema produtivo de ovos caipiras. Na primeira etapa, será realizada aplicação de questionário com questões estruturadas e semiestruturadas para a caracterização sócio-produtiva dos produtores e percepção dos mesmos acerca do tema incubação artificial de ovos. Na segunda etapa, os produtores serão treinados para realizarem a prática de incubação através do uso máquinas de incubação. Será disponibilizado na forma de empréstimo quatro incubadoras para os grupos de produtores participantes do projeto de cada região. Serão realizadas incubações (duração de 21 dias) nas propriedades dos participantes, ao término de cada incubação será realizada a coleta de dados para variáveis de rendimento de incubação, de acordo com protocolo previamente estabelecido. A caracterização socioeconômica dos produtores rurais e o êxito na utilização de máquinas de incubação para produção de pintos será obtido pelas questões estruturadas e pela avaliação das variáveis de rendimento de incubação após curso de capacitação, respectivamente. Após as incubações nas propriedades, serão realizadas incubações nos laboratórios especializados nas instituições em condições controladas. Espera-se como resultados desta pesquisa, transferir conhecimento sobre incubação artificial e manuseio de máquinas de incubação para pequenos produtores rurais, visando melhorar a qualidade e viabilidade de pintos produzidos em sistema de criação extensivo e melhorar as condições de trabalho e renda dessas famílias. 

 
 
 
 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ÁLISSON HÉLIO SAMPAIO CLEMENTE - NENHUMA (Suplente)
Presidente - VANESSA AVELAR SILVA (Membro)
Externo à Instituição - OTONIEL FÉLIX DE SOUZA - UFMG (Membro)
Externo ao Programa - EDISON JOSE FASSANI - DZO/FZMV (Membro)
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 09:54
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 07/05/2024 05:47