Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO GOMES DE CARVALHO

DISCENTE: BRUNO GOMES DE CARVALHO
DATA: 06/08/2020

FATORES CRÍTICOS DA RELAÇÃO DA HÉLICE QUÁDRUPLA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Hélice Quádrupla; Inovação Tecnológica; Governança Colaborativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Planejamento em Ciência e Tecnologia

A Hélice Quádrupla é uma teoria que possui como característica central as relações mútuas que ocorrem nas diferentes fases de criação e transmissão do conhecimento que envolvem o Governo, a Universidade, a Indústria e a Sociedade Civil, sendo um processo complexo e dependente da interação interinstitucional. O presente trabalho busca investigar os fatores motivacionais críticos que levam os atores da Hélice Quádrupla, com ênfase nos atores da sociedade civil, a se relacionarem de modo proativo em ambientes de inovação tecnológica. Para o alcance do objetivo, no referencial teórico é abordado a evolução e características das teorias de desenvolvimento baseadas na relação entre governo, setor produtivo e universidades; a governança colaborativa e os métodos de avaliação da colaboração interinstitucional. Propõe-se ainda a elaboração de um modelo teórico que será utilizado na modelagem de equações estruturais. Este trabalho, quanto à sua abordagem, constitui-se de uma pesquisa quantitativa, tendo em vista que ela propõe fatores críticos que serão obtidos por meio de equações estruturais, utilizando-se como método de coleta de dados questionários estruturados, o locus do estudo serão Parques Tecnológicos.

Externo ao Programa - CLEBER CARVALHO DE CASTRO - DGA/ECA (Membro)
Interno - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Presidente - DANY FLAVIO TONELLI (Membro)
Externo ao Programa - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME - DAE/FCSA (Suplente)