Banca de DEFESA: DINY GABRIELLY DE MIRANDA MARTINS

DISCENTE: DINY GABRIELLY DE MIRANDA MARTINS
DATA: 16/02/2022
LOCAL: UFLA - ON LINE

CIÊNCIA CIDADÃ E COMUNICAÇÃO PÚBLICA: ALTERNATIVAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

...Ciência. Ciência Cidadã. Comunicação Científica. Resíduos Sólidos Urbanos

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Planejamento em Ciência e Tecnologia

...

Este estudo analisa como os princípios e fundamentos da ciência cidadã podem contribuir para o engajamento de alunos e professores do Ensino Médio no município de Formiga na implantação de projetos de resíduos sólidos urbanos. Como objetivos específicos, pretendeu-se: a) identificar o conhecimento dos alunos e professores do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Almeida, sobre ciência, ciência cidadã e resíduos sólidos urbanos; b) sistematizar o conhecimento dos alunos e professores sobre ciência cidadã e resíduos sólidos para fundamentar a implantação de um projeto educacional na área de resíduos sólidos; c) elaborar uma proposta didático-pedagógica fundamentada nos princípios da ciência cidadã para subsidiar a atuação dos docentes e participação voluntária dos discentes na área de resíduos sólidos urbanos, na cidade de Formiga-MG. É uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, por analisar o tema da ciência cidadã que ainda é pouco explorado e são incipientes os estudos nessa área. Possui abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo foi realizado com 36 alunos e 12 professores da turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Rodolfo Almeida, em Formiga-MG. Para identificar o conhecimento dos participantes sobre ciência, ciência cidadã e resíduos sólidos, foram aplicados questionários. Para coleta dos dados qualitativos, realizou-se entrevista com três alunos da turma. Foi utilizada a técnica da análise de conteúdo para analisar os dados coletados. Os resultados indicam que a maioria dos participantes possui uma compreensão limitada sobre a ciência e desconhecem as práticas e princípios da ciência cidadã e como o público leigo pode colaborar em pesquisas científicas. Entretanto, reconhecem que a atuação de não cientistas em projetos científicos é fundamental para a difusão do conhecimento e desenvolvimento da sociedade. Os resultados tornam evidente a necessidade da conscientização da população formiguense quanto à problemática da produção de resíduos e o descarte inadequado do lixo nas ruas. Como produto final da pesquisa, produziu-se uma proposta didática para os professores utilizarem ao tratar o tema dos resíduos sólidos, possibilitando aos alunos atuarem como voluntários em projeto científico.

Externo à Instituição - VÂNIA APARECIDA REZENDE DE OLIVEIRA - UFSJ (Suplente)
Externo à Instituição - VALDERI DE CASTRO ALCANTARA - UEMG (Membro)
Externo à Instituição - PAULO DE TARSO ARTENCIO MUZY - USP (Membro)
Interno - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)