Banca de QUALIFICAÇÃO: SÔNIA REGINA GUIMARÃES DA FONSECA

DISCENTE: SÔNIA REGINA GUIMARÃES DA FONSECA
DATA: 06/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ykr-duye-pni

INTRAEMPREENDEDORISMO: A CRIAÇÃO DA DIRETORIA SISTÊMICA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO

Administração Pública. Gestão Pública. Inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de criação e implementação da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), entre o período de 2015 a 2020, a partir da perspectiva do Intraempreendedorismo na gestão pública. A diretoria iniciou sua implantação sem estrutura e orçamento, porém, com o uso de práticas intraempreendedoras conseguiu se mobilizar equipes e apresentar resultados mensuráveis. A pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva, cujo método eleito é o qualitativo, os dados serão coletados por meio de questionário semiestruturado com questões pré-estabelecidas. Além disso, será realizada uma revisão bibliográfica, que serão coletados nas bases de dados eletrônicas: SCIELO, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES, para as leis, decretos e documentos governamentais se utilizará as páginas eletrônicas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Secretaria de Tecnologia (SETEC) e Institutos Federais (IFs), Conselho Nacional dos Reitores dos Institutos Federais (CONIF) entre os anos de 2015 à 2020, que contemplam o objetivo desse trabalho, com os indexadores para a pesquisa: Empreendorismo, Intraempreendedorismo, Relações Internacionais, Institutos Federais.  Combinando-se esses termos e utilizando-os de forma isolada. Também será utilizado relatórios oficiais do período de 2015 a 2020 da gestão da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais da IFMT. A partir dos dados coletados será realizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010), a fim de compreender que categorias estão presentes nas narrativas dos participantes e nos documentos a respeito do tema estudado. A pesquisa pode contribuir para outros estudos de práticas intraempreendedoras no setor público, por ser fonte de inspiração para a criação e a implementação de Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais em outras Instituições Públicas Federais. Entender essas práticas para a implantação de uma Diretoria, contribui para que outros gestores de Relações Internacionais de Instituições Públicas Federais possam trilhar caminhos semelhantes. A aplicabilidade do intraempreendedorismo na Administração Pública no Brasil ainda é pouco estudado além de apresentar resistência por parte dos servidores públicos, seja pelo desconhecimento do uso correto, ou por uma questão cultural de que práticas intraempreendedoras estejam atreladas à iniciativa privada.

Interno - PATRICIA APARECIDA FERREIRA (Suplente)
Interno - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)