Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANTONIO DE MELO

DISCENTE: CARLOS ANTONIO DE MELO
DATA: 07/06/2022
LOCAL: http://meet.google.com/qcd-eukb-bon

PRÁTICAS ÁGEIS EM GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM PARA A GESTÃO
DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES)

Gesão de Projetos. Práticas Ágeis. Scrum. IFES. Extensão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais

Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa para avaliar a aplicabilidade da metodologia Scrum como ferramenta de gestão de projetos em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES. Para atingir o objetivo da pesquisa, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica cuja finalidade foi compreender a temática de projetos em universidades públicas, os desafios enfrentados pelas instituições, os indicadores de medição de desempenho e a possibilidade de aplicação da metodologia ágil Scrum. Posteriormente, buscou-se identificar os procedimentos de gestão adotados pela IFES na gestão de projetos por meio do monitoramento de indicadores e da realização de entrevistas com os principais responsáveis por esses procedimentos na instituição. Depois, de posse das informações, será desenvolvido um framework baseado na metodologia ágil Scrum e feita sua aplicação para o acompanhamento de dois projetos de extensão tramitados na IFES. Por fim, após aproximadamente quatro meses após a implantação, será realizada um novo levantamento de para fins de avaliação da efetividade do framework proposto, comparando-o com o modelo adotado anteriormente. Por fim, este trabalho se classifica como uma pesquisa descritiva com abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Espera-se que este estudo entregue melhores práticas, baseadas na metodologia ágil, para aprimorar os processos da IFES, eliminando atrasos na aprovação dos projetos quando apresentados aos órgãos competentes, e possibilite a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema abordado, além de incentivar e sugerir novos estudos para solucionar problemas em outras áreas da Universidade.

Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - UFRPE (Suplente)
Interno - JANDERSON MARTINS VAZ (Membro)
Presidente - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Externo à Instituição - ALESSANDRA CARLA CEOLIN - UFRPE (Membro)