Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA TAVARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA TAVARES DE OLIVEIRA
DATA: 05/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/cae-tusy-dhv
TÍTULO:

COOPERATIVISMO DE PLATAFORMA NO BRASIL: Fatores Favoráveis e Limitantes


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperativismo de plataforma, gig economy, empreendimentos de economia solidária, plataformas digitais, precarização do trabalho.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:

Empresas de grande porte têm utilizado plataformas digitais como meio para externalizar seus custos de produção e estabelecer rigorosos mecanismos de controle sob sua força de trabalho, sem ofertar transparência nos mecanismos de precificação dos serviços e remuneração dos colaboradores. Tal prática vem gerando críticas sobretudo em virtude da precarização do trabalho que vem se exacerbando. Nesse compasso, o ideário do cooperativismo ressurge como alternativa para viabilizar negócios digitais mais democráticos e oferecidos pelos próprios prestadores de serviços. As cooperativas são historicamente práticas sociais que tem realizado a distribuição de renda e o desenvolvimento regional em diferentes partes do mundo. Essa capacidade pode vir a ser ampliada pela difusão do cooperativismo de plataforma como mecanismo capaz de consorciar diferentes cooperativas mediadas pela utilização de plataformas digitais. No Brasil, dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2020 indicam que apesar do crescimento do número de cooperados entre os anos de 2018 e 2019 há necessidade de superar desafios como a concentração em setores da atividade econômica e de concentração no eixo sul-sudeste, além de necessidade de superar desafios históricos relacionados à associação de trabalhadores populares ligados à prática da gestão social democrática e à prática da gestão operacional da atividade desenvolvida. Assim, esta proposta tem como objetivo levantar as cooperativas de plataforma existentes no Brasil, bem como iniciativas emergentes, com vistas a identificar fatores favoráveis e limitantes e como esses fatores influenciam o desenvolvimento do cooperativismo de plataforma no Brasil. Com base nos resultados alcançados propõe-se elaborar um projeto de constituição de cooperativa de edição de livros eletrônicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - STEFANIA BECATTINI VACCARO - DIR/FCSA (Membro)
Interno - RENATA PEDRETTI MORAIS LIMA (Membro)
Interno - PATRICIA APARECIDA FERREIRA (Suplente)
Presidente - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - GUSTAVO SEFERIAN SCHEFFER MACHADO - UFMG (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 09:48
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 02/05/2024 22:28