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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIE DIETER MANCINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIE DIETER MANCINI
DATA: 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

IMPACTOS NO ENSINO DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADES FEDERAIS E INDÚSTRIAS: PROJETOS EMBRAPII


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Universidade-Indústria. Terceira Missão. Ensino.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO:

A competitividade do mercado e as rápidas mudanças tecnológicas tem impulsionado a busca
pela inovação por parte da indústria. Neste contexto se insere a universidade que, dentre
outras atividades, por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação transferem
conhecimento para a indústria, promovendo o desenvolvimento social, econômico e
tecnológico. A relação entre universidade e indústria é com frequência estudado pela
literatura, em especial com foco nas empresas. É reconhecido que empresa, universidade e
sociedade se beneficiam dessa relação. Contudo, os resultados gerados no ensino encontram-
se esparsados e sem enfoque. No cenário brasileiro, a Associação Brasileira de Pesquisa e
Inovação Industrial (EMBRAPII) gere política pública de promoção da inovação por meio do
credenciamento de centros de pesquisa, dos quais as Instituições Federais de Ensino Superior
são incentivadas a participar, para desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento
e inovação com a indústria. Diante disso, o presente trabalho apresenta o objetivo de
investigar os impactos no ensino gerados pela atuação das universidades federais credenciadas
na referida política e propor ferramentas de avaliação desses resultados. Como método de
pesquisa adotou-se o misto, no qual se inicia com pesquisa qualitativa de revisão da literatura
em busca dos resultados já relatados para o ensino, pesquisa e extensão decorrentes da relação
universidade-indústria. A partir dos resultados encontrados, foi encaminhado questionário
para levantamento da percepção dos docentes que participam ou já participaram de projetos
da referida política nas universidades com maior tempo de credenciamento. Os dados serão
analisados por meio da estatística descritiva e inferencial e comparados com a literatura e
dados estatísticos secundários, como do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e o
Censo da Educação Superior. Com a pesquisa, espera-se contribuir para o acompanhamento e
avaliação da política gerida pela EMBRAPII no âmbito do Ministério da Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - WAGNER VILAS BOAS DE SOUZA - MEC-SESu (Membro)
Interno - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Suplente)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Membro)
Presidente - ANDRE GRUTZMANN (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 11:21
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