Banca de DEFESA: JUCIANE PEREIRA DA SILVA

DATA: 28/08/2023
LOCAL: meet.google.com/yqk-bosu-ijn

Mulheres na Alta Gestão do Ensino Superior no Brasil

equidade de gênero, universidades, mulheres na alta gestão

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

Este trabalho analisou a representatividade das mulheres no cargo de reitora nas Universidades Federais do Brasil nos últimos 37 anos, considerando o processo de democratização do ensino superior e a crescente atuação feminina na administração pública. A pesquisa teve por objetivo geral analisar a participação das mulheres na alta gestão do ensino superior federal, quanto aos objetivos específicos buscou-se identificar dados sobre a atuação das mulheres classificados por região, estado, instituição de ensino, bem como compreender as dinâmicas não explícitas que implicam na ocupação de cargos na alta gestão do ensino superior público da rede federal. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa classifica-se em aplicada, com abordagem do problema qualitativa e quantitativa, foi realizada análise exploratória para identificar quantas mulheres ocuparam o cargo de reitora, quantos mandatos elas exerceram, quais universidade nunca tiveram uma reitora. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 7 reitoras, sendo 4 reitoras e 3 ex-reitoras e também foram aplicados questionários às reitoras. Como resultado da análise, verificou-se que 66 mulheres ocuparam o cargo de reitora em 46 universidades federais, em 24 Estados. Das 68 universidades federais do Brasil, verificou-se que 22 instituições (32%) nunca tiveram uma mulher ocupando o cargo de reitora, incluindo o mandato pro-tempore. A despeito dos avanços das mulheres na ocupação dos cargos de alta gestão, verificou-se que em 2022 o Brasil tinha 17 mulheres no cargo de reitora em Universidades Federais, representando 25% das cadeiras nestas, evidenciando a persistente sub-representação das mulheres na alta de gestão das Instituições Federais de Ensino Superior, embora elas tenham representatividade nos concluintes dos cursos de graduação, das titulações no mestrado e doutorado.

Externo ao Programa - SABRINA SOARES DA SILVA - DAP/FCSA (Membro)
Externo ao Programa - LETICIA GARCIA RIBEIRO DYNIEWICZ - DIR/FCSA (Suplente)
Externo à Instituição - JORGIENE DOS SANTOS OLIVEIRA - UFOPA (Suplente)
Presidente - CAMILA MARIA RISSO SALES (Membro)