Banca de DEFESA: BRUNO CESAR DE OLIVEIRA

DISCENTE: BRUNO CESAR DE OLIVEIRA
DATA: 27/05/2022
LOCAL: On line - Google Meet

Desafios e Possibilidades do Programa de Moradia Estudantil da Universidade Federal de Lavras: uma avaliação na perspectiva dos discentes beneficiários

Assistência estudantil, Moradia Estudantil, Alojamento Estudantil, Vulnerabilidade Socioeconômica, Políticas Públicas.

ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Políticas Públicas
ESPECIALIDADE: Análise Institucional

O presente trabalho teve como finalidade a elaboração de uma proposta de intervenção para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a fim de implementar ações que possibilitem uma gestão compartilhada, por meio de uma maior participação entre gestores e estudantes. A PRAEC tem por objetivo ampliar o acesso à educação, dando condições mínimas para que o estudante pobre se forme, neste contexto, ela busca ampliar os mecanismos de acesso e de apoio à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Dentre os programas desenvolvidos pela PRAEC, merece destaque a Moradia Estudantil, objeto do presente estudo, e que é uma das ações prioritárias do PNAES. Para tanto, fizemos a utilização da análise crítica de dados secundários, dispostos em relatórios da instituição e de outras entidades, tais como o FONAPRACE. Além disso, foram realizadas entrevistas com os estudantes beneficiários do programa de moradia estudantil da UFLA. A análise das entrevistas utilizou a técnica da análise de conteúdo, o que nos possibilitou levantar as informações mais relevantes junto aos participantes. Dito isso, buscou-se responder ao seguinte questionamento: quais os principais desafios e possibilidades do programa de moradia estudantil da UFLA? e ainda, como a Instituição pode fazer uma gestão mais democrática daquele espaço, tendo em vista a necessidade de assegurar o amplo acesso ao Programa, pensando não somente na questão material, mas também nas questões de fortalecimento da cidadania, da autonomia e da identidade social dos estudantes? A partir da pesquisa, de natureza qualitativa associada a quantitativa, descritiva e de caráter exploratório, demonstrou-se que o programa de moradia estudantil contribui com a permanência do estudantil, tendo em vista o seu caráter multidimensional, mas que, no entanto, as políticas elaboradas precisam ser feitas de forma mais democráticas e participativas, de modo a se preocupar com questão para além dos benefícios materiais disponibilizados aos estudantes mais pobres. Como forma de propor uma intervenção na moradia estudantil foi criado um sistema de gestão, que visa ampliar a participação e melhorar a comunicação entre os gestores do programa e os estudantes.

Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE MARTINEZ - UNESP (Suplente)
Presidente - CONRADO PIRES DE CASTRO (Membro)
Externo à Instituição - ANDRE PIRES - UNISO (Membro)
Externo ao Programa - ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI - DCC/ICET (Membro)