Banca de DEFESA: CAROLINA CORRÊA SANTOS MOURA

DISCENTE: CAROLINA CORRÊA SANTOS MOURA
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/xmw-brkb-fbk

ESTRATÉGIAS DE ACESSO E CONSTRUÇÃO DE MERCADOS DE CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO PELA AGRICULTURA FAMILIAR – O caso da Associação Amanu

agricultura familiar; circuitos curtos de comercialização; pandemia por Covid-19.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A agricultura familiar é uma categoria social de significativa importância para produção de alimentos no Brasil, responsável por mais da metade da produção de alimentos consumidos internamente. As famílias agricultoras que produzem de forma agroecológica têm grande relevância, principalmente quando a reflexão engloba qualidade e questões socioambientais. Questões socioambientais são muito relacionadas a essa forma produtiva, por causa da utilização de insumos internos à propriedade e a forma mais natural de se produzir em parceria com a natureza, e tudo o que está associado a ela. Ressaltando o papel de produção de alimentos saudáveis, com características diferenciadas de qualidade e as questões sociais que envolvem a comercialização dessas produções e a geração de renda para essas famílias, possibilitando a permanência no campo. Em 2020, o Brasil inteiro teve que se adaptar a uma significativa mudança de hábitos devido à pandemia por Covid-19 que transformou várias relações, gerou uma nova realidade de acesso a mercados e inúmeras dificuldades para geração de renda e garantia de segurança alimentar. A busca por alimentos saudáveis e com características de menor distanciamento entre quem produz e quem consome, focados em relações de solidariedade foram os diferenciais para a agricultura familiar. Apesar das características produtivas dessa categoria social, desafios e dificuldades são enfrentadas pela agricultura familiar para escoamento da produção e comercialização efetiva. Para enfrentar essas questões, a agricultura familiar se organiza de diversas formas com o objetivo de fortalecer e conquistar os objetivos socioeconômicos da categoria, com transformação e manutenção da vida no campo. O trabalho teve como principal objetivo analisar as estratégias da Associação Amanu e das famílias associadas para a construção e acesso a mercados no período de pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada com metodologia qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro pessoas da equipe técnica e doze famílias associadas, juntamente com análise documental. A Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade é uma organização da agricultura familiar agroecológica do município de Jaboticatubas e atua na região desde 2008. A associação atua auxiliando a agricultura familiar a desenvolver-se no campo, gerando renda, elevando a autoestima da categoria social e colaborando para o desenvolvimento econômico no município. Entre os principais resultados, observou-se que a Amanu contribuiu para mudanças das formas de comercialização, com a expansão e criação de estratégias de comercialização com distanciamento geográfico. Essas inovações são baseadas em agregação de valor, diversificação produtiva, adaptação às realidades da agricultura familiar e alinhadas a atores sociais conscientes da importância da comercialização de produtos da agricultura familiar e tudo o que está relacionado à ela. As inovações podem ser mantidas mesmo após a pandemia, de forma a garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias e colaborar para uma maior geração de renda para as mesmas.

Externo à Instituição - EZEQUIEL REDIN - UFVJM (Membro)
Interno - RAFAEL EDUARDO CHIODI (Membro)
Presidente - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Membro)
Interno - VIVIANE SANTOS PEREIRA (Suplente)