Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MUZZI MACHADO DINIZ

DATA: 01/07/2022
LOCAL: Reunião virtual

MANUAL DO CAFÉ ORGÂNICO

Agricultura orgânica. Extensão rural. Cultivo sustentável. Cartilha.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Extensão Rural

O cultivo de café (Coffea arabica e C. canephora) vem se expandindo no Brasil tanto pela demanda por produtos saudáveis, o que proporciona bons preços de mercado para produtos orgânicos, quanto pela conscientização da necessária sustentabilidade na produção agrícola. A produção convencional traz inúmeros riscos relacionados ao uso de agrotóxicos e insumos sintéticos, seja para cafeicultores, trabalhadores rurais, consumidores ou para o meio ambiente. A cafeicultura orgânica é uma possibilidade para agricultores familiares trabalharem sem prejudicar sua própria saúde e de outros, gerar renda e trabalho para o núcleo familiar e para a comunidade e conservar o meio ambiente. Apesar de pequena proporcionalmente ao café convencional, a área de café orgânico vem expandindo a cada ano. Em Minas Gerais, muitas cooperativas de café já aderiram à certificação orgânica e compra de café orgânico, o que facilita e estimula a produção orgânica entre seus cooperados. O Sul de Minas é a maior região produtora de café do estado, que é o maior produtor de café no Brasil, o que faz com que a cadeia da cafeicultura seja um importante gerador de renda e trabalho nesta região. A produção de café de forma orgânica tem um grande potencial de diminuir a contaminação do meio ambiente, da água e dos alimentos, promover a saúde das famílias envolvidas na produção e também de gerar renda. Com o aumento dos produtores interessados e da crescente demanda no mercado de café orgânico, cresce também a necessidade de informações técnicas adequadas a este tipo de manejo. Materiais técnicos de apoio são necessários para o desenvolvimento da cafeicultura orgânica na região, especialmente para a agricultura familiar. As publicações técnicas voltadas para produção orgânica ainda são poucas e a evolução das pesquisas científicas e do desenvolvimento de técnicas e produtos voltados para uma agricultura sustentável requer uma constante atualização das informações disponíveis. Também em relação às normativas, houve uma mudança recente com a publicação da Portaria 52 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em 15 de março de 2021, alterando o Regulamento Técnico para sistemas orgânicos de produção no Brasil. A assistência técnica aos produtores rurais ocorre geralmente por meio de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER-MG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, universidades, Institutos Federais, além de cooperativas, revendas e agentes privados de crédito rural, entre outros. No entanto, muitas vezes a formação dos técnicos e a sua prática é majoritariamente voltada para a condução convencional das lavouras, com uso de agrotóxicos e adubos químicos, havendo dificuldade em atender produtores orgânicos ou que se interessam pela transição. Além disso, a assistência técnica vinculada à venda de produtos, em empresas ou cooperativas, traz diversas contradições, muitas vezes não possibilitando que o objetivo primordial seja a qualidade do atendimento ao produtor, seu bem-estar e menor custo de produção. Tudo isso reforça a importância da assistência técnica e extensão rural pública, voltada para a agricultura familiar e realizada com autonomia em relação aos interesses privados. EMATER-MG atua há mais de 70 anos com assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais e tem a cafeicultura com uma de suas agendas estratégicas. Outra agenda estratégica da empresa é a agricultura sustentável. As publicações técnicas da EMATER-MG contribuem para capacitação tanto dos produtores, quanto dos técnicos e extensionistas, pois formam um material de referência e padrão de técnicas comprovadas e viáveis. A EMATER-MG possui diversas publicações na área de café que apresentam orientações técnicas para produtores e que auxiliam os extensionistas em seu trabalho, embora nenhuma delas com foco na produção orgânica de café. As publicações da EMATER-MG são disponibilizadas de forma física nos escritórios locais da empresa, que abrangem mais de 800 municípios no estado, além de serem disponibilizados na forma digital pelo site, o que possibilita atualizações periódicas dos materiais. Sendo objetivos do mestrado profissional, conforme portaria nº17/2009 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior – CAPES - (2009), atender demandas específicas e de arranjos produtivos, transferir conhecimentos para a sociedade, promover a articulação da formação profissional, visando melhorar a eficiência das organizações por meio a solução de problemas, esta proposta visa contribuir para estes objetivos por meio da elaboração de um material técnico de qualidade para a EMATER-MG, de modo a qualificar a assistência técnica e a extensão rural voltada para cafeicultores orgânicos. A proposta deste projeto, uma publicação técnica sobre a produção de café orgânico, surgiu a partir da demanda de informações que pudessem apoiar cafeicultores e técnicos na condução de um sistema orgânico de produção, com base em informações científicas e normativas atualizadas.

Presidente - CLEITON LOURENCO DE OLIVEIRA (Membro)
Externo à Instituição - KLESO SILVA FRANCO JUNIOR - CESEP (Membro)
Externo ao Programa - LUIS CLAUDIO PATERNO SILVEIRA - DEN/ESAL (Membro)
Interno - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Suplente)